Petição Pública
PETIÇÃO PÚBLICA PELO FIM DO ATERRO SANITÁRIO NA VILA DE SOBRADO NO CONCELHO DE VALONGO

Assinaram a petição 3.650 pessoas
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,

A Associação Jornada Principal - Unidos pelo Fim do Aterro Sanitário, na Vila de Sobrado, Concelho de Valongo - é uma associação cívica, independente, apartidária e sem fins lucrativos, constituida por um conjunto de pessoas, nascidas, criadas, residentes na Vila de Sobrado, na união de freguesias de Campo e Sobrado, no concelho de Valongo, com um interesse comum, proteger e defender os que aqui vivem e viverão, salvaguardando o futuro da Terra que consideram sua.

O objetivo principal, que mobiliza esta associação e este conjunto de pessoas que subscrevem a presente petição é o encerramento do aterro existente na Vila de Sobrado, algo que se considera essencial e imperativo, em prol da qualidade de vida de todos os cidadãos e em defesa do meio ambiente, não só desta união de Freguesias, como de todo o Município.

É eminente o risco para a população deste Concelho, em especial para os Sobradenses, nomeadamente, no que toca a saúde pública, à sustentabilidade agrícola e consequentemente à sustentabilidade económica das nossas gentes.

Presentemente as gentes do nosso Concelho, em especial os Sobradenses, estão a sofrer um flagelo insuportável. O problema já se arrasta há anos, mas, têm-se intensificado de forma dramática nos últimos dois anos. O cheiro repulsivo que se faz sentir, diariamente, na Vila de Sobrado é insuportável e a causa deste flagelo é o aterro de resíduos industriais, localizado no Lugar do Vilar, em Vale da Cobra e que deposita sem tratamento 300 toneladas de resíduos por dia e ocupa uma área equivalente a mais de doze campos de futebol.

Para além da poluição atmosférica que se faz sentir, Sobrado tem sido vítima da contaminação das suas águas e dos solos, por consequência da infiltração de lixiviados nos lençóis freáticos e, para agravar ainda mais o cenário, padece de pragas de baratas, moscas, mosquitos e outra bicharada que se multiplica naquela putrefação de resíduos e depois entra pelas janelas e portas das casas, contaminando os nossos alimentos, as nossas roupas, os nossos corpos e das nossas crianças, sendo, frequentemente, obrigados a recorrer a medicamentos para tratar uma simples picada de inseto, Sobrado está perante um Grave Problema de Saúde Pública.

Os abaixo assinados pretendem que seja encerrado o referido aterro.
Juntos Por Sobrado!

Nota: Todos os cidadãos que assinarem a presente petição, irão, posteriormente, receber um email na sua conta de correio eletrónico, para confirmarem a referida assinatura, sendo a mesma contabilizada, após essa validação final.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp