Petição Pública
Vamos trazer a família do Sohrab para Portugal

Assinaram a petição 161 pessoas
Exmos(as) Senhores(as),

Presidente da República, Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ministro da Administração Interna, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Secretária de Estado da Administração Interna, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Alto-Comissário para as Migrações, Diretora Nacional do SEF, Presidente do Futebol Clube do Porto, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo

O meu nome é Dulce Machado e sou professora de formação, venho por este meio, urgentemente, pedir a vossa ajuda para trazer para Portugal uma família que conheci no Campo de Refugiados de Moria, em Lesbos, na Grécia.
Em agosto de 2019, fui voluntária neste Campo, o pior campo de Refugiados da Europa, fui testemunha das condições desumanas em que estas pessoas " sobrevivem", em que as crianças tentam sonhar com um futuro melhor.
Aí conheci esta família tão especial: Sohrab, Fatemeh a sua esposa e o filho de ambos, o bebé Léon que nasceu neste campo.
Sohrab, um futebolista, nascido no Afeganistão, com grande talento, que jogou na seleção do Irão e que também jogou no Afeganistão, conheceu Fatemeh e apaixonou-se. Até aqui uma história normal, não fosse o facto de Sohrab e de Fatemeh serem de duas correntes religiosas diferentes: sunita e xiita.
Infelizmente, foram alvo de perseguições religiosas, políticas e Fatemeh, inclusive, foi alvo de violência da própria família.
Devo referir que o pai de Sohrab foi morto por Talibãs, quando Sohrab era criança.
Sohrab e Fatemeh tiveram que fugir pelas montanhas, à mercê de contrabandistas e por botes, Fatemeh já grávida de Léon.
Chegaram à Grécia, depois de muitas dificuldades e ficaram desde então no Campo de Refugiados de Moria. Entretanto, Léon nasceu e já está quase a completar um ano( final de junho).
Quando Sohrab e Fatemeh me conheceram, Sohrab contou-me da sua paixão por Portugal , terra de um dos seus clubes favoritos o Futebol Clube do Porto, por Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma.
Pediu-me ajuda para ele e a sua pequena família virem para Portugal.
Sohrab e Fatemeh são uns pais maravilhosos! À noite, Sohrab para adormecer Léon mostra-lhe as estrelas e conta-lhe histórias. Fatemeh, que tem uma saúde frágil, nunca chora ao pé do filho. Léon é dos bebés mais lindos que conheço, adormecia sempre ao meu colo com um sorriso.
Desde que cheguei, em setembro de 2019, tenho feito tudo, tudo para os ajudar a vir para Portugal, eu prometi que os ia ajudar e não vou desistir. Falo com eles quase diariamente e sinto a tristeza na vozes e nos olhares deles, Sohrab e Fatemeh adormecem a chorar todas as noites, querem um futuro melhor para o seu filho, querem sair do campo de refugiados, querem sair da Grécia e vir para Portugal.
Sohrab gostava muito de jogar no Futebol Clube do Porto e que Léon fosse, também um dia jogador deste mesmo clube. Fatemeh quer voltar a estudar, é uma mulher muito inteligente e quer um dia ajudar as mulheres refugiadas como ela.
Neste momento, devido à pandemia, a vida ainda é muito mais difícil, estão desesperados, desanimados. Não sabem mais o que fazer para poderem finalmente sair dali.
O seu sonho é poderem festejar o primeiro aniversário de Léon em Portugal.
Meus senhores, é com as lágrimas nos olhos, com o coração apertado mas com muito amor que vos escrevo a pedir a vossa ajuda. Por favor, ajudem-me a trazer JÁ, JÁ esta família para Portugal.
Por favor, ajudem-me a realizar um sonho de uma família que só quer ser feliz.
Vamos todos juntos provar que é possível transformar vidas para melhor, transformar o mundo num lugar mais humano, mais solidário, mais genuíno.
Apelo aos vossos corações como pais, amigos, família, como seres humanos.
Vamos trazer esta família para Portugal!
Muito obrigada pela vossa atenção!
Dulce Machado
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop