Petição Pública
CLASSIFICAR O CONVENTO DE NOSSA SENHORA DOS MÁRTIRES E DA CONCEIÇÃO DOS MILAGRES, DE SACAVÉM

Assinaram a petição 418 pessoas
O Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres, de Sacavém por indicação de Miguel de Moura, escrivão de D. Sebastião, foi construído no século XVI, sobre ruínas de um outro templo edificado no século XII, em pleno reinado de D. Afonso Henriques.

Os efeitos danosos causados pelas centenas de anos, aliados aos danos provocados pelo abandono e consequente destruição, colocam em perigo este secular testemunho patrimonial da cidade de Sacavém, do Concelho de Loures e de Portugal.

Com a extinção das ordens religiosas em 1834, cessou as suas funções conventuais, tendo sido entregue em 1877, ao então Ministério da Guerra. Por lá passaram o Regimento de Artilharia Pesada Nº1, depois a Escola Prática do Serviço de Material e, até 2006, o Batalhão de Adidos.

Do seu património, em permanente risco de completa destruição e furto, salientamos azulejos dos séculos XVI, XVII e XVIII.

A ADAL tomou a iniciativa de denunciar publicamente o estado de completo abandono e destruição que está a acontecer com o Convento.

O Convento foi recentemente visitado por técnicos do Ministério da Cultura/DGPC e da Câmara Municipal de Loures – visita que a ADAL acompanhou – tendo-se confirmado a destruição que vem acontecendo neste testemunho de grande importância histórica.

Importa, pois, que se leve a efeito um amplo movimento da população do Concelho de Loures para a salvaguarda e valorização do Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres, que corre o sério perigo de ficar completamente destruído.

Aos esforços da Tutela e do Município de Loures em preservar o Convento, há que acrescentar a poderosa influência dos cidadãos, tendente a salvar tão importante testemunho, que é integrante do património cultural nacional, mas muito dos sacavenenses, e evidentemente do Concelho de Loures.

É isso que queremos que aconteça. E é esta a finalidade da petição que vos propomos assinar e que será enviada à Senhora Ministra da Cultura e aos Grupos Parlamentares, para que o Estado desenvolva todas as diligências necessárias e ao seu alcance, para a classificação patrimonial do primeiro grande passo para a sua SALVAGUARDA e VALORIZAÇÃO.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp