Petição Pública
PETIÇÃO PARA MELHORIA DAS COMUNICAÇÕES NA FREGUESIA DE MONTE DA PEDRA

Assinaram a petição 92 pessoas

Na época em que vivemos, é sabido da importância das comunicações no nosso quotidiano, indispensáveis a nível profissional, pessoal ou de lazer, é um veículo facilitador do desenvolvimento sócio-económico, numa região que por si só, encontra-se subdesenvolvida, devido a erros estratégicos de sucessivos governos que descuraram o seu desenvolvimento.
Tendo em conta que todos os cidadãos têm igualdade de acesso às novas tecnologias bem como a bens e serviços, não se pode admitir que a Freguesia de Monte da Pedra, não tenha acesso a uma tecnologia de ponta a nível de telecomunicações. Telecomunicações essas, que já se encontram disponíveis em quase todas as freguesias do concelho do Crato e que se encontram na vanguarda do desenvolvimento tecnológico existente em Portugal.
O Monte da Pedra é uma freguesia do concelho do Crato com cerca de 240 habitantes, que são obrigados a ver televisão por satélite a partilhar uma rede arcaica de internet, ADSL, que não têm velocidade suficiente para fazer face aos utilizadores pagantes existentes na freguesia, sendo este o serviço mais caro e a tecnologia mais rudimentar existente e disponibilizada pelos operadores (Altice e NOS) que muitas vezes não funciona e nem sequer nos permite ter uma velocidade mínima de upload e download.
A rede móvel em Monte da Pedra é insuficiente, de forma a não ser possível fazer ou receber chamadas em alguns locais da freguesia. Os operadores existentes na aldeia, (Altice e NOS) não conseguem disponibilizar aos seus clientes a tão apregoada tecnologia 3G, que nos permite acesso a internet nos nossos dispositivos móveis, sabendo de antemão que é uma tecnologia quase ultrapassada visto já existir soluções 4G e superiores. De salientar que quando fazemos os contratos com as operadoras é só facilitismos e que tudo irá ser em breve ultrapassado e melhorado.
Aquando da passagem do serviço de sinal analógico de televisão para o serviço de televisão digital terrestre, muitos habitantes desta freguesia ficaram meses sem ver televisão, até que finalmente e depois de várias diligências tomadas pela Junta de Freguesia de Monte da Pedra, se descobriu que a localidade é zona sombra. Não obstante que em muitos locais da freguesia ainda existem cidadãos que não conseguem ver TDT a 100%, porque supostamente estão na zona de cobertura, mas efectivamente estão inseridos na zona sombra, mas não têm direito à tecnologia complementar. Tratando-se de uma situação inconcebível em pleno Sec.XXI, na era da tecnologia na ponta do dedo e de gadgets que servem para tudo e mais alguma coisa.
Ora, a situação que foi descrita dificulta muito a vida da população da freguesia, havendo alguma actividade económica como microempresas, profissionais liberais, trabalhadores independentes e outros trabalhadores em regime de teletrabalho sediadas na freguesia, bem como crianças e jovens que necessitam de estudar e de fazer os seus deveres e todos os outros cidadãos que têm a necessidade e o direito de fazer uso destas comunicações e que todos os dias têm que lidar com a falta de um bom serviço que encarece as suas despesas mensais disponibilizando apenas aquilo que de pior têm para oferecer.
Perguntamos como é possível trabalhar com esta deficiente e em alguns casos inexistente cobertura? Já para não referir o uso normal que todos nós fazemos da internet e do telemóvel, que efectivamente pagamos a muito custo, porque o serviço é deficiente e de quando em vez avaria, deixando-nos dias a fio sem comunicações e que por vezes para nos queixarmos temos que ir a outra localidade para efectuar uma simples chamada de reclamação e avaria.
Assim pugnamos para que seja instalada fibra óptica na freguesia de Monte da Pedra e pelo menos uma solução 4G para a rede móvel que se estenda a toda a freguesia à semelhança do que acontece em outras freguesias deste concelho e deste país. Que a TDT chegue a todos aqueles que por opção ou por insuficiência económica não possam ter televisão paga. Os cidadãos de Monte da Pedra não são cidadãos de segunda e pagam os seus impostos ao Estado como todos os outros.
Trata-se de um factor determinante para o desenvolvimento da nossa freguesia e é um direito que todos temos.
Por tudo quanto foi exposto, pedimos a V. Ex.ª, na qualidade de representante da ANACOM, se digne a tomar as providências necessárias para melhorar o serviço de comunicações, Televisão, Telemóvel e internet na freguesia de Monte da Pedra.
Na forte convicção de que seremos atendidos nesta demanda, encaminhamos a V. Exa., esta petição/ abaixo-assinado.
Trata-se de um direito que nos assiste na qualidade de cidadãos Portugueses.

Monte da Pedra, 25 de Janeiro de 2019
Ver Mais...