Petição Pública
Resulima Fede

Assinaram a petição 1 527 pessoas
Desde o final do ano de 2021, as freguesias de Paradela, Cristelo, Barqueiros - Barcelos, São Pedro de Rates, Laúndos, Estela, Aguçadoura e Navais - Póvoa de Varzim, Apúlia e Fão, Fonte Boa e Rio Tinto - Esposende, têm sofrido com fortes odores nauseabundos, com emissões praticamente diárias, proveniente do Aterro Sanitário de Paradela da Resulima, Concelho de Barcelos.

Os odores são tão incomodativos que não é possível fazer uma vida normal, como por exemplo abrir as janelas, colocar roupa a secar ou simplesmente usufruir de espaços exteriores, sejam públicos ou privados.

Adicionalmente, diariamente centenas de camiões de recolha de resíduos circulam para o Aterro por arruamentos residenciais, atravessando o interior das freguesias, sem condições de circulação para tráfego pesado, danificando significativamente a rede viária e causando acidentes e situações graves insegurança para as populações.

Num território onde existem casas, escolas, centros de dia, zonas industriais, comércio, serviços, unidades hoteleiras e património histórico e onde vivem milhares de pessoas (o equivalente a uma cidade), esta situação no Século XXI é ambientalmente inconcebível, quer para Portugal, quer para a União Europeia.

Somos um grupo de cidadãos das freguesias afetadas, que em conjunto com o poder autárquico local, temos contestado o inadequado funcionamento daquele Aterro Sanitário e da falta de adequados acessos, cuja solução técnica sabemos que é possível e só depende da vontade política governamental para a resolver.

Não somos contra a existência da unidade de tratamento de resíduos, mas tal como outras unidades que funcionam bem no país, apenas pedimos que o Governo e a Assembleia da República tomem medidas que nos devolvam a qualidade de vida que tínhamos antes deste aterro.

Por isso, apelamos a todos os Portugueses que subscrevam esta nossa petição, para que possamos exigir a quem nos governa aquilo a que temos direito ao abrigo da Constituição da República de Portugal.

Ar Limpo É Saúde.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop