Pelos Cuidados de Saúde Primários
Pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Norte - Leiria
Ao longo dos últimos anos temos assistido a uma degradação constante dos cuidados de saúde primários, fundamentais para os nossos cidadãos.
A falta de clínicos, despoletada, sobretudo, pelos baixos salários desta especialidade no Serviço Nacional de Saúde é o principal motivo apontado pelos profissionais que, diariamente, rescindem com os Agrupamentos de Saúde por todo o país.
Em Leiria, a situação é gravíssima e existem mais de 80 mil utentes sem médico de família. Há unidades de saúde com mais de 15 mil utentes que correm o risco de, no início do ano, deixarem de ter médicos - o caso da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados que tem ficheiros para 9 clínicos e a partir de outubro apenas terá 2 médicos do quadro disponíveis.
É fundamental que o Governo apresente medidas urgentes para a resolução deste problema, sob pena das consequências serem desastrosas para todos a curto prazo.
O momento de crise económica que vivemos não permite ao cidadão procurar alternativas na saúde privada e a falta de resposta do Serviço Nacional de Saúde significará diagnósticos tardios e tratamentos inexistentes com todas as consequências que isso poderá significar.
Precisamos mobilizarmo-nos TODOS para que o assunto seja seriamente debatido e tomadas medidas de imediato.
Convidamos quem se revê nesta petição a assiná-la e partilhá-la com o maior número de pessoas possível para que esta pretensão se torne numa realidade!
Autora e Primeira Signatária: Céline Moreira Gaspar, Presidente da Junta de Freguesia e Cidadã da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira
Ver Mais...