Petição Pública
Pela manutenção da vegetação dunar na praia da Figueira da Foz

Assinaram a petição 976 pessoas
Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz,

Dr. Pedro Santana Lopes,

Os signatários, munícipes, visitantes, amantes da Figueira da Foz, vêm solicitar a reversão da decisão de remoção do coberto vegetal anunciada por V. Ex.a e entretanto suspensa.

Sabemos que existe pressão de munícipes no sentido de efectuar essa remoção, atribuindo a presença da vegetação a desleixo e a impacto visual negativo na paisagem. Parte dessa pressão radicará na memória de quando a praia tinha menor profundidade, quando o mar estava perto da muralha da avenida. Nessa altura a praia não tinha espaço para a natural fixação de vegetação. Parte será porque, com o aumento da profundidade da praia por acumulação das areias, se realizava a remoção activa da vegetação. Grande parte dessa pressão, acreditamos, advém de falta de informação, de desconhecimento da diversidade de plantas existente, da sua relevância como habitat para aves e polinizadores..

Consideramos que a vegetação dunar na praia da Figueira da Foz constitui uma mais valia para a paisagem da Figueira da Foz e da sua praia urbana. Não há outra cidade que tenha a potencialidade de ter, na sua frente, uma praia e um jardim dunar.

Este executivo tem demonstrado ser sensível às questões ambientais inclusivamente permitindo um jardim polinizador no Parque das Abadias, promovendo assim a biodiversidade. Como não aproveitar, assim, esta magnífica oportunidade de «criar», sem custos, um imenso jardim polinizador de 50, diferenciador da própria cidade? Possibilitando um verdadeiro espaço de usufruto dessa biodiversidade. Aproveitando para informar, para criar percursos, para valorizar a cidade.

Quantas cidades gostariam de ter este privilégio?

A manutenção da vegetação ameniza a travessia, promove a biodiversidade, fixa as areias. Não diminui a paisagem, valoriza-a!

A sua remoção, além dos custos para a efectuar, promoverá um deserto de vida, uma monotonia visual, para além de facilitar o levantamento das areias que afectavam e voltarão a afectar a avenida e a frente urbana.

Demorou uma década para a vegetação atingir este estado de diversidade de vida, de cores, de sons, de aromas. A sua remoção pode ser feita de um dia para o outro. Deve, por isso, ser muito bem ponderada, analisando o que se perde e o que se ganha.

Por uma praia viva, pela paisagem, pela diversidade, pela Figueira da Foz, não removam a vegetação.

Estamos disponíveis para apoiar essa valorização.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp