Petição Pública
MEIA ROTUNDA” NO CRUZAMENTO DA RUA JOSÉ RÉGIO COM A RUA DA BARROCA - Entroncamento

Assinaram a petição 79 pessoas
O “projeto de rotunda”, no cruzamento da Rua José Régio com a Rua da Barroca, que desde 2009, não passou ainda de uma “meia rotunda”, apresenta um perigo iminente, tanto para os utentes que transitam nesta via, como para os habitantes do condomínio “Solar do Bonito”, pela sua localização junto a este local (Imagem 01 do Anexo).
Como a “meia rotunda” está deslocalizada, para nascente, lado da via no sentido da Rua da Barroca para quem sai do Entroncamento para a Lamarosa, o outro sentido da via, para poente, lado da via no sentido da Rua da Barroca vindo da Lamarosa para o Entroncamento, não tem qualquer obstáculo. Este facto provoca que quem circula no sentido da Rua da Barroca para quem entra no Entroncamento não tenha necessidade de abrandar, até porque a sinalização de rotunda neste sentido do trânsito é escassa, pouco visível e ofuscada pelas árvores perto do muro junto ao sinal (Imagem 02 do Anexo).
Pela referida escassez de sinalização e pouco visível, agravada pela ausência de lombas ou outra forma de limitar a velocidade, é recorrente neste local a circulação de veículos em excesso de velocidade e são inúmeras as situações de perigo iminente de acidente na “meia rotunda” ou atropelamento na Rua da Barroca, no troço em frente ao condomínio “Solar do Bonito”, principalmente dos condóminos que aqui habitam, pela localização junto a este local.
Como exemplo real, ocorreu no dia 18 de maio de 2023, pelas 07h15, mais um acidente nesta “meia rotunda”. Uma carrinha Volvo preta, que circulava no sentido da Rua da Barroca vindo da Lamarosa para o Entroncamento, não tendo perceção que se aproximava de uma rotunda, consequência da má sinalização na aproximação à “meia rotunda”, nem abrandou e só constatou que estava numa rotunda quando outro veículo, um Seat Ibiza preto, veio da sua esquerda, da Rua José Régio, e se colocou à sua frente (Imagem 03 do Anexo). Para tentar evitar o embate entre os veículos, o condutor da carrinha Volvo virou bruscamente para a direita (berma), chocando contra o muro e contra o poste de iluminação pública, provocando a queda deste para cima da carrinha e obstruindo toda a via, conforme Imagem 04 do Anexo.

Pelo exposto, é convicção dos assinantes que as autoridades e poderes locais competentes podem implementar medidas e/ou reformas na via pública envolvente ao Condomínio “Solar do Bonito”, nomeadamente na “meia rotunda” existente no cruzamento da Rua José Régio com a Rua da Barroca, com vista ao incremento da segurança, com reflexo direto e imediato na redução do risco de acidentes e na melhoria da qualidade de vida dos condóminos e restantes utentes desta via. E, por isso:

Os assinantes solicitam ao Senhor Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento e ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no âmbito das responsabilidades e poderes que lhes estão conferidos, que sejam implementadas medidas e/ou reformas na via pública envolvente ao Condomínio “Solar do Bonito”, para garantir as devidas condições de segurança e sinalização, nomeadamente na “meia rotunda” existente no cruzamento da Rua José Régio com a Rua da Barroca: pelas razões descritas, é notória a insuficiência de sinalização, ainda ofuscada pelas árvores perto do muro junto ao sinal. É imperativo reforçar a sinalização, garantindo que seja mais visível e, ainda, é capital a colocação de lombas ou outra forma de redução de velocidade, na via pública, no troço em frente ao condomínio “Solar do Bonito” e envolvente à “meia rotunda” existente no cruzamento da Rua José Régio com a Rua da Barroca, com vista ao incremento da segurança e, por conseguinte, com reflexo direto e imediato na redução do risco de acidentes e na melhoria da qualidade de vida dos condóminos que aqui coabitam, bem como dos restantes utentes desta via, entroncamentenses ou não. Apelamos, todos os dias, para que não aconteça nova desgraça!
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop