Petição Pública
Solidariedade para com o Comandante Arnaut

Assinaram a petição 2 145 pessoas


O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrogão Grande, Augusto Arnaut, está a ser julgado no Tribunal de Leiria por acusações que lhe são atribuidas pelo Ministério Público no âmbito ao combate ao grande incêndio ocorrido em 2017 nos concelhos de Pedrogão Grande e limitrofes.
As acusações que lhe são dirigidas permitem desde já tirar várias conclusões. A primeira é que a Proteção Civil Nacional e o próprio Estado demitem-se da assunção das suas responsabilidades.
A segunda conclusão é que é possivel concluir que o sistema da Proteção Civil falhou redondamente.
A terceira conclusão é que depois de falhar toda a estrutura, por demissão ou mera ausência recai sobre um comandante de bombeiros o bode espiatório de tudo o que aconteceu.

Para além do desfecho do processo, que desejamos seja de absolvição, importa ter em conta ter o caminho percorrido pelo processo, eivado de várias situações em que mais parece haver pouca vontade de apurar e assumir a verdade dos fatos.

À época era evidente a pressão política, a vontade de a qualquer preço e modo encontrar culpados para a tragédia, relatórios cujos conteúdos serviram para sedimentar "verdades" sem contraditório, depoimentos de testemunhas com falhas de memória e tantas outras coisas que, em suma, permitiram fazer do comandante Arnaut o culpado de tudo aquilo que outros não souberam fazer ou não quiseram fazer.

Assim, torna-se imperioso e da mais elementar justiça manifestar total solidariedade ao Comandante Arnaut. Razão pela qual lançamos esta petição a todos os que nos acompanham nesta jornada de desagravo e luta pela Justiça.

Um grande abraço
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop