Petição Pública
Pelo regresso urgente da colaboradora mais antiga do Serviço de Oncologia do Hospital do Divino Espirito Santo, a esta Unidade.

Assinaram a petição 159 pessoas
Recentemente os doentes oncológicos do Hospital do Divino Espirito Santo constataram que a colaboradora mais antiga do Serviço de Oncologia, Sra Graça Faustino, conhecida dos doentes das 9 ilhas pela sua, não só competência, mas também humanidade e dedicação inexcedíveis ao serviço e aos seus doentes, foi transferida para outro serviço de forma súbita e inexplicável.
Com mais de 30 anos de serviço, conhecida por todos os doentes oncológicos das 9 ilhas como um “raio de sol” naquele serviço, pelas suas qualidades técnicas e humanas (sem menosprezar as outras duas colegas, também de grandes qualidades), dum dia para ou outro é mudada de serviço sem consulta prévia contra o previsto até na legislação laboral. Por ordens superiores mandam-na sair do serviço de Oncologia. Espécie de “transferência sumária”. Porquê? Eis a pergunta que pretendemos ver esclarecida e a sua situação laborar resolvida, fazendo com que regresse ao sítio onde a sua humanidade, para além da competência, é um balsamo para as dores de quem entra naquela sala que por vezes parece uma ante camara da morte.

Tal facto, a somar à ausência súbita e também de difícil explicação do fundador do referido serviço de oncologia e reconhecido oncologista, o médico oncologista Dr Rui San Bento, que o tornou ao longo dos anos um serviço de excelência no HDES, está a contribuir para uma desagregação drástica da qualidade na assistência aos doentes oncológicos na Região, correndo-se o risco de poder estar até em causa a segurança dos atos médicos dos profissionais que se encontram ao serviço porque a trabalhar sob enorme pressão.

Assim, os signatários abaixo identificados, com base nos fundamentos acima expostos, enviam a presente Petição a Sua Exª o Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, a fim de ser distribuída por todos os grupos parlamentares, e encaminhamento à Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Sua Exª o Presidente do Governo Regional dos Açores, e Sua Exª o Sr. Secretário Regional da Saúde e Desporto, para que haja uma solução rápida e urgente para esta situação que gera muita insegurança e ansiedade nos doentes oncológicos dos Açores e solicitando o regresso da Sra Graça Faustino ao Serviço de Oncologia ao qual dedicou exemplarmente toda a sua vida profissional.
Se possível apurar igualmente os motivos que estão a levar a um mau funcionamento do Serviço de Oncologia do HDES.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp