Petição Pública
Intra_Rail para Todos

Assinaram a petição 135 pessoas
Excelentíssimas entidades e excelentíssimos membros do governo de Portugal,
Senhores e senhoras deputadas,

Com um total de mais de 3600 quilómetros crescentes de rede ferroviária e um país diverso que se estende desde Melgaço até Vila Real de Santo António, Portugal apresenta-se como um território de excelência para se partir à descoberta da sua cultura, dos seus encantos e das suas gentes.
É partindo deste mote, desta ideia de partir à descoberta da nossa génese enquanto povo e território que nasceu a ambição de oferecer a todos os jovens que vivem no nosso país a oportunidade de poderem descobrir por si próprios como é e de que é feito Portugal independemente da sua condição económica, social, racial, sexual ou religiosa.
No fundo, o que se pretende é que todos os jovens* tenham a oportunidade de fazer o seu próprio IntraRail recebendo, gratuitamente, um passe IntraRail Xplore com direito a 7 dias de viagens de comboio e 6 noites numa das mais de 40 pousadas da juventude espalhadas pelo território nacional após completarem os seus 18 anos.
Além de profundamente enriquecedor e marcante na vida de qualquer jovem, este programa funcionaria como um mecanismo de coesão social, territorial e diminuidor das desigualdades devido à universalidade nele consagrada e a toda a panóplia de momentos e conhecimentos que propiciaria a todos os jovens, destacando-se o facto de ficarem a conhecer melhor o seu país e alargarem os seus horizontes.
Ao mesmo tempo, promove o turismo interno e assume-se um fator de introspecção dado que por se realizar após a completação dos 18 anos, permite aos jovens terem uma “pausa” entre a conclusão do ensino secundário obrigatório e a respetiva entrada no mercado de trabalho ou ensino superior.
Todavia, devido a vários fatores destacando-se os de cariz económico, a implementação de tal medida teria custos associados e um impacto nos diversos orçamentos dada a universalidade que se pretende.
Como tal, sugere-se que à semelhança da aplicação de outras políticas públicas como a do aumento do salário mínimo nacional, proceda-se a um aumento progressivo do números de passes a atribuir anualmente até se atingir o objetivo final de acesso universal, criando-se um concurso nacional anual que, a título de exemplo, sortearia 1000 passes IntraRail Xplore no primeiro ano, 2000 passes no segundo e prosseguiria a mesma trajetória de crescimento gradual no futuro.

Desta forma, os cidadãos e cidadãs assinantes desta petição vêm solicitar aos diversos destinatários que se desenvolva esta iniciativa tendo por base tudo aquilo aqui redigido além de tantos outros fatores que ficaram por redigir.

Atenciosamente,
Tomás Batista, promotor desta petição

*jovens nascidos em território nacional ou que residam em Portugal há pelo menos dois anos
Ver Mais...