Petição Pública
Dignificar a profissão dos Actores em Portugal

Assinaram a petição 4 558 pessoas
Para que todos os Actores e Actrizes em Portugal possam ver a sua profissão dignificada, para que possam ver a sua profissão ser exercida por colegas e profissionais com formação e/ou experiência relevante para a mesma, aumentando assim a qualidade do produto final que chega ao público, e para que tenham sobretudo o acesso às mesmas oportunidades de trabalho na área da televisão, do cinema e do teatro. Exigimos a Carteira Profissional de Actor para que se possa exercer a profissão de uma forma profissional em Portugal.

Destinamos esta petição a todos vós, pois acreditamos estar perante uma situação de inqualificável injustiça que denigre e ofende a nossa classe trabalhadora, profissionais da área da artes que se deparam todos os dias com a redução das oportunidades de trabalho porque qualquer pessoa em Portugal sem formação de actor pode executar essa profissão.
Em Portugal quem não tem curso de medicina não é médico, um arquitecto não dá consultas numa clínica dentária, um veterinário não é enfermeiro chefe no Júlio de Matos e um advogado não opera animais.
Todos sabemos o quão as artes são desvalorizadas em Portugal, e se as poucas oportunidades que surgem são ocupadas por pessoas sem qualificação para tal, é considerado um atentado à saúde psicológica das pessoas que durante anos investiram na sua formação e na sua cultura.

Temos urgência que justiça seja feita. E por isso, agradecemos a leitura e ficamos no aguardo de uma reação breve. Enquanto isso, continuaremos a sentir-nos injustiçados.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp