Petição Pública
Salas de estudo em funcionamento durante confinamento

Assinaram a petição 19.656 pessoas
O governo resolveu, após várias reuniões com especialistas da área, manter todas as escolas abertas, sem qualquer exceção.

No entanto, resolveu emitir o encerramento das salas de estudo que prestam apoio educativo aos alunos, ajudando a promover o sucesso escolar que tanto nos preocupa desde o primeiro confinamento.

Para além deste importante pilar para crianças e jovens, importa destacar e compreender que as salas de estudo são um apoio fundamental aos encarregados de educação que não têm retaguarda familiar, ficando agora sem saber a quem confiarão o acompanhamento dos filhos durante o período em que estes não estão na escola (que funciona por blocos horários).

Ficam as perguntas para as quais as pessoas com bom senso facilmente obterão respostas:

Por que razão poderão as escolas, onde convivem centenas de alunos, estar abertas e as salas de estudo frequentadas por poucas dezenas de alunos terão de encerrar?

Qual é a diferença do risco entre um contexto e o outro?

Quem irá ajudar os alunos no esclarecimento de dúvidas que não conseguem ser esclarecidas individualmente em turmas compostas por 30 alunos?

Os pais cujos filhos só frequentam as aulas durante a manhã ou somente durante a tarde irão colocar baixa para poderem acompanhar os filhos porque não têm onde e com quem ficar?

Onde está a lógica de se manterem abertos serviços com menos importância para o futuro do nosso país?

O futuro do nosso país são as nossas crianças e os nossos jovens!

Retirar aos alunos a possibilidade do acompanhamento individualizado, praticado nas salas de estudo, é "retirar-lhes o tapete debaixo dos pés"!

As crianças e os jovens não frequentam as salas de estudo para conviverem socialmente... Frequentam estes espaços porque necessitam de um apoio extra, de ferramentas que os ajudem a superar as dificuldades, de profissionais que os motivem e orientem!

As salas de estudo pertencem à família da promoção para a educação.

As salas de estudo são um apoio importantíssimo às escolas que querem alunos motivados e com sucesso escolar.

É urgente fazer chegar esta informação a quem desvalorizou o trabalho efetuado pelas salas de estudo para que a lei permita que todos aqueles que garantirão um futuro sólido em todas as vertentes possam continuar a ser apoiados por quem agora os abandona forçosamente e sem hipótese de escolha.

Um não ao encerramento das salas de estudo!!!
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop