Petição Pública
Petição pelo Tratamento Digno dos Animais Abandonados em Coimbra

Assinaram a petição 1 800 pessoas
Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado,
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Dr. Luís Marinho
Ex.mo Sr. Vereador com competências na área de Serviço Médico Veterinário , Dr. Francisco Queirós

Enquanto cidadãos preocupados com a vida em sociedade, com respeito por todos os que nos rodeiam, humanos e não humanos, que partilham os espaços da cidade connosco, não podemos deixar de constatar que há ainda muito por fazer em relação a políticas animais.
A situação dos cães de matilha em Coimbra tem vindo a agravar-se, sendo notório que:
• É impossível aos cidadãos continuarem a resgatar cães, ninhada após ninhada, sem que uma política séria e de fundo seja tomada relativamente a este tema;
• É inviável que estes animais continuem nas condições de vida indignas a que todos assistimos, sendo vítimas de perseguições, de envenenamento, estando expostos a frio, fome, atropelamento e todos os outros perigos a que todos os animais de rua estão expostos;

Por outro lado, é desesperante que, após várias tentativas de cooperação por parte de vários cuidadores de animais da cidade, a Câmara Municipal de Coimbra não queira ser parte da solução.
A tudo isto soma-se agora a decisão da Câmara Municipal de Coimbra de, face a queixas recorrentes de cidadãos preocupados, capturar estes animais, sabendo que tratando-se de animais não sociáveis, sem possibilidade de CED a cães o destino destes animais será invariavelmente o confinamento excessivo e o abate massivo.

Os municípios de Sintra, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, por exemplo, desenvolveram uma ótima solução, que deixa toda a gente satisfeita, e trata os animais com a devida dignidade e respeito: vedaram espaços vulgarmente chamados de parques de realojamento de matilhas de cães.

Enquanto cidadãos preocupados e defensores do respeito pela vida, humana e não humana, vimos solicitar a intervenção da Câmara Municipal de Coimbra para que na nossa cidade sejam seguidos os princípios dignos que estão a ser seguidos noutros municípios, garantindo segurança e dignidade para todos – humanos e não humanos – nomeadamente que a Câmara Municipal de Coimbra:

1. assuma a responsabilidade de tratar os animais que vivem no nosso concelho como eles merecem e que invista, de forma sustentável, nas esterilizações dos mesmos;
2. construa, com urgência, parques de realojamento de cães que vivem em matilhas;
3. envolva os cuidadores atuais das matilhas em todo o processo, desde a captura, realojamento e posteriores cuidados aos animais.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop