Petição Pública
O apoio às esterilizações de cães e gatos pelas câmaras tem de ser estendido até Março de 2021

Assinaram a petição 2 387 pessoas
Estamos a entrar na quarta semana de Junho, e o Despacho de execução da verba de 500 000 euros prevista no Orçamento de Estado 2020  (artº 311-2-a), para apoiar as esterilizações de cães e gatos realizadas pelas câmaras, ainda não foi publicado.
Apesar do estado de emergência ter terminado a 2 de Maio, as câmaras não retomaram as esterilizações  alegando que precisam dos apoios do governo. . 
Se considerarmos que os meses de Julho e Agosto são meses de funcionamento «a meio gás», a duração efectiva da campanha de apoio às esterilizações deste ano vai resumir-se aos meses de Setembro, Outubro e Novembro uma vez que os pedidos de apoio devem entrar, a exemplo do que aconteceu nos dois anos transactos, até 30 de Novembro.
Tanto em 2018 como em 2019 ,  estes apoios estiveram disponíveis durante  nove meses e mesmo assim muitas câmaras não os usaram.. Os mesmos são indispensáveis para as câmaras iniciarem ou continuarem as esterilizações, dando assim cumprimento à Lei 27/2016, nomeadamente no que se refere aos deveres do Estado definidos no Artº 2º .
Com as esterilizações paradas,  é o caos nas colónias de gatos, com  milhares de animais entretanto nascidos e que será preciso esterilizar.  As câmaras também deixaram  de oferecer esterilizações aos animais dos munícipes carenciados o que se traduz no crescimento do abandono de canídeos  com as consequentes e inaceitáveis  pressões para o retorno aos abates. 
Três meses não são suficientes para reverter as consequências da pandemia e do inexplicável atraso  na publicação do despacho.
Pelo que os abaixo-assinados, associações, protectores, cuidadores de animais de rua e demais cidadãos, solicitam que a campanha de apoio às esterilizações deste ano seja alargada aos meses de Dezembro 2020, e Janeiro, Fevereiro e Março de 2021.
Com os melhores cumprimentos
Os signatários
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop