Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição O Futuro de TIC e da Nação

Para: Ministro da Educação

Exmo. Sr. Ministro da Educação Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato

Vimos por este meio solicitar ao Exmo. Sr. Ministro que repense a sua estratégia de planeamento curricular para os próximos anos letivos, no que concerne à eliminação da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, vulgo TIC, do currículo escolar de 9º ano. A justificação dada de que os alunos, nesse ano, já possuem conhecimentos suficientes de informática demonstra a falta de conhecimento existente, por parte do Ministério, dos conteúdos lecionados no decorrer desse ano. Fazendo um paralelo com a sua área, Matemática e Estatística, seria o mesmo que afirmarem que Matemática de 9º ano pode ser dispensada do currículo, uma vez que os alunos já sabem somar e subtrair e, como tal, possuem conhecimentos matemáticos suficientes para o resto da sua vida. A realidade não poderia ser mais diferente, pois diversos alunos na faixa etária dos 13-15 anos demonstram dificuldades reais e, mais grave ainda, julgam que, tal como o Sr. Ministro afirma, já sabem tudo o que necessitam de saber. No entanto, muitos dos alunos não sabem realizar tarefas tão simples como formatar um documento num processador de texto ou realizar cálculos automáticos em folhas de cálculo, tarefas cruciais e banais no dia-a-dia de quem lida com a informática no mercado de trabalho, pois a sua principal preocupação, nessas idades, são os jogos informáticos e redes sociais. Adicionalmente, nota-se uma crescente falta de conhecimento e controlo no que concerne à área de segurança e privacidade informática, pois é nesta faixa etária que muitos começam já a aderir a redes sociais e expõem a sua vida pessoal, sem noção das consequências que tais ações poderão acarretar. Como tal, retirar informática do currículo de 9º ano teria um efeito mais nefasto do que o de criar desemprego, criaria uma ou mais gerações com dificuldades sérias na área de ciências informáticas, facilmente expostas e exploradas, gerações pioneiras na exploração desta ciência e sem apoio de gerações anteriores, pois seus pais e avós muito dificilmente terão tido contacto com esta ciência. O professor de TIC assume então um papel vital, pois serve não só como professor, mas como entidade orientadora, transmitindo aos seus alunos conhecimento, regras e cuidados a ter ao lidar com a informática, informações que poderão fortemente influenciar o futuro desta geração e, quem sabe, salvar vidas, pois o que não faltam são pessoas que não hesitariam em utilizar os seus conhecimentos informáticos para procedimentos ilícitos.

Por isso, Exmo. Sr. Ministro da Educação, em nome de todos os que assinarem esta petição, sejam eles Pais, Futuros Pais, Professores, Avós ou quaisquer outras pessoas preocupadas com o futuro da nossa Nação, repense a sua estratégia, sob pena de criar toda uma futura geração infoexcluída num futuro em que a informática certamente reinará.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
5.995 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.