Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: MANIFESTO Contra a Crise: COMPROMISSO com a CIÊNCIA, a CULTURA e as ARTES em PORTUGAL, para Órgãos de soberania da República Portuguesa e Sociedade Civil

Nome Comentário
Vasco A. do seu País.
Francisco R. Um líder está pronto a sacrificar-se por aquilo que acredita ser bom para todos. E sabe identificar aquilo contra o qual devemos lutar, para podermos construir aquilo em que acredita/acreditamos. Julgo que este Manifesto cumpre essas duas condições, as quais nos permitem cumprir uma 3ª condição essencial para podermos ser portugueses: Portugal. Como diziam com graça os Heróis do Mar: o inventor de Portugal foi um português. Este manifesto mostra bem a vontade de querer continuar Portugal.
Kelly B. esta petição
vítor p. Regime presidencialista (~eua); Criar Auditoria Central do Estado, (ou mesmo AAc/corrupç), porque TC precisa de reforço ou o Estado fica nu. Elite verdadeira precisa-se. Falta implantar o Terceiro Se(c)tor: já está na Constituição. Reformar Ensino Púbkico, c/ primária e liceu e escolas técnicas, e formação contín. de docentes.
carlos j. concordo genericamente com teor da petição mas face á gravidade da situação socio-económica e não se ficar por uma posição tendencialmente elitista julgo que seria de envolver mais as empresas e não apenas ficar por posições teóricas.Se há uma geração com boa formação há também uma proliferação desmedida doutras que nunca serão absorvidas pelo mercado do trabalho. Mais que lamentações propõe-se um compromisso universidade-empresas-estado que vise recuperar e dar esperança à geração perdida dos 45-60 que estes sim nem sequer tem capacidade viável para uma emigração que potencie uma vida digna.
Maria C. levar e muito principalmente com o esfrangalhar da nossa cultura
Maria S. Este país tem de ser viável. Cabe-nos garanti-lo.
Ana S. mas também pelos estrangeiros qualificados que escolheram Portugal como segunda casa e que partem desiludidos com o fim de uma política consistente de ciência, cultura e artes.
Maria C. nossa cultura, à nossa identidade.
Octávio S. Permito-me chamar a atenção para o facto de as Edições Vieira da Silva, Lda., terem editado em 2013 um pequeno volume colectivo de poesia, intitulado “Manifesto Anticrise”, com o sub-título “depois da revolução dos cravos a revelação dos cravas”, no qual participei com 4 poesias – de pag. 35 a 41 -, assinando Carmo Oliveira. Isto para que conste, dada a similitude dos títulos.
Maria E. No momento em que a Ciência, a Cultura e as Artes de Portugal estavam a marcr presença, não podemos aceitar que sejam silenciadas, limitadas ou ignoradas.
ANA V. Assisti ao encontro na F.C. Gulbenkian, e fiquei fiquei encantada por terem levantado,a questão relativa ao actual bloqueio da criatividade ,de todos nós, e que se deve tentar ultrapassar...
Elisabete O. Estou a informar a RIAEA-Redibericaedart sobre o Manifesto. Informem sobre as CONFERÊNCIAS DO CASINO, pf. Quando disponibilizam o v/ video do Lançamento na FCG?
Vitalino P. Temos de assumir um verdadeiro «COMPROMISSO com a CIÊNCIA, a CULTURA e as ARTES em PORTUGAL»...
Maria O. Juntemonos e façamos ouvir a nossa voz de revolta a dizer: BASTA! É DEMAIS!!!
António (. ----------------------------------------------------------------------------
Jose C. Concordo com a essencia. Mas o texto podia ser mais curto e apontar para soluções cocretas (limites
Luisa F. O saber, acultura são áreas fundamentais parao desenvolvimento e projeção de Portugal no Mundo. «Foi sempre com pessoas qualificadas que Portugal se afirmou no Mundo.»
José L. Será necessário passar à luta "armada"?????
Joaquim R. Com o patrocínio e "orientação de quem nos "governa", temos instalados todos os meios necessários (televisão, rádio, etc.) à estupidificação massiça e, por conseguinte, a um comportamento submisso deste povo mais fácil de controlar e condicionar. Em Portugal estamos a voltar à idade das trevas, motivada pela saida de muita gente que faz a diferença e pelo desinvestimento nos que ficam que, a muito custo, persistem activos lutando pela defesa do direito á vontade própria, e á inteligência dos portugueses. " ONDE O ESPÍRITO NÃO TEME, A FRONTE NÃO SE CURVA" ( R. Tagore)

Assinaram a petição
2.953 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição