Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Ana C. Jornalista
José G. A Língua Portuguesa, não foi criada no Brasil, nem nas antigas colónias. Os outros povos é que têm que falar português, e não os portugueses falarem crioulo.
jose p. acabar com esse aborto
Ana M. Não queremos este acordo ortográfico.
João F. Em Portugal temos de respeitar a nossa língua é o facto não é um fato porque não se veste
Joaquim A. A língua de um país é demasiado importante para ser objecto abjecto de decisões políticas torpes e irresponsáveis, por sua vez animadas por interesses escusos que nada têm a ver com o que verdadeiramente importa ao país mas, antes, servindo a gula de corporações oportunistas (que não apenas nacionais) conhecidas do grande público, a quem pseudo-académicos ressabiados fizeram o frete de engendrar uma falsa e desonesta argumentação justificativa.
Humberto M. Que se assuma, de um vez por todas, a anulação, em todo, do acordo ortográfico.
Orlando M. Revogação urgente
Susana V. Professora Universitária
João S. O AO90 é uma autentica aberração!
Luis M. Nunca estive de acordo com o "Acordo" pelo simples facto "fato" de ter usar um fato todos os dias.
Carlos T. Sou Português, não sou Brasileiro
teofilo f. Pela defesa da lingua mãe, a lingua portuguesa.
Jerónimo S. Como romancista e poeta, rejeito em absoluto o novo AO por renegar as raízes latinas da língua portuguesa.
Jorge P. Saúdo os muitos nomes que finalmente se erguem contra o Aborto Ortográfico. Já era tempo!
Maria M. Somos e devemos falar português.
Maria L. Este acordo é uma vergonha para a língua portuguesa. Um verdadeiro atentado!..
Maria C. Desacordo totalmente.
Rogério M. O dito AO90 é uma aberração das mais insólitas que existem! Imaginem com se grafa o antigo "peremptório" - agora fica "perentório"; pois, o "p" desapareceu, pelo que o "m" passou para "n". Até parece que se transformou num vocábulo da diferente. Pensar que pode haver união entre Portugal e Brasil é pura ficção. Ora vejamos um simples exempo: "rapariga", em Portugal" é uma moça jovem; no Brasil, é uma prostituta! O PR não concorda com o novo acordo, confessando que só o utiliza nos documentos oficiais de Belém...
António S. Sou contra o acordo ortográfico. A língua portuguesa deve continuar como até antes do acordo. As palavras e as frase, com o novo acordo, algumas não têm sentido.

Assinaram a petição
24 815 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição