Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição "Contra a Demolição do Edificio Restaurante Gôndola e Salvar a identidade das Avenidas Novas", para Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Ex.mos Deputados da Assembleia Municipal de Lisboa; Ex.mo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas.

Nome Comentário
João A. Lutar com todas as forças contra a destruição de Lisboa e da nossa memória por aqueles que só sabem ouvir o tilintar das moedinhas.
Maria C. Sempre que passava perto, fixava o olhar nesta casa, memória solitária da alma do local em tempos idos, e pensava que tinha de lá ir um dia almoçar. Não fui a tempo. Por todo o lado o suicídio cultural avança triunfante, com capa de progresso. Há pouco soube da confirmação das demolições na Praça da Alegria e no Largo do Rato para darem lugar a imensos mamarrachos - do chafariz histórico que também vai desaparecer, nem se falou. A avalanche de destruição do património natural tem avançado ainda com mais brutalidade - pior do que aceite como normal, quase ninguém repara sequer no está a desaparecer; é como se víssemos o mosteiro dos Jerónimos a ser demolido para dar lugar a uma torre reluzente e nada reparássemos. De facto já caímos neste nível de brutalidade - total indiferença e total incapacidade de indignação. Não admira que Portugal arrebate prémios internacionais como o melhor país para se fazer investimentos - rebolamos deleitados de papo para o ar quando ouvimos estas coisas, desde o Sr. Zé dos anzóis até ao Sr. Marcelo dos afectos.
Helena S. A Gôndola é um património irrepetível, único e representativo da história de Lisboa e de Portugal. Por ali passaram eminentes figuras da história deste país, que merecem ser evocadas, por exemplo através de uma programação associada àquele espaço. Deitar aquele edifício do séc. XIX abaixo para erguer edifícios de serviços (bancário ainda por cima) é inexplicável. Gostaria de poder colaborar na preservação desse espaço tornando-o um ícone de tradição e qualidade - gastronómica, ambiental e cultural - em Lisboa
Maria C. Por que é que será que a CML vendeu este espaço? Por que é que a CML insiste em encher de "mamarrachos" esta cidade? Por que é que a CML não defende tudo aquilo que ainda é identidade desta cidade? Por que é que a CML insiste em destruir aquilo que ainda, felizmente, é diferente, em termos de edifícios e nos embala para uma época mais calma e humana?
João L. Este edifício é importante na caracterização da Avenida de Berna, é um ícone e o restaurante La Gondola é excelente.
José A. INADMISSÍVEL O QUE ACONTECE EM LISBOA E NÃO ACONTECE NAS OUTRAS CAPITAIS EUROPEIAS. AFINAL ESTAMOS NA UE OU NÃO???
José S. Estou contra a demolição do Edifício Restaurante Gôndola
Sérgio D. Salvem-nos das mãos dos filisteus !!
Ana B. Claro q subscrevo !!! É só ver preços de terreno ...no terreno !!! E quem vem c sentimentalismos e tal e coiso, a cultura... se lixe né ???? Preocupam-se c a igualdade paisagística c outros países, mas não vejo tanta prontidão na igualdade humana (saúde,habitação, salário....).
Raquel d. Não à demolição!
Margarida P. Requalificar? Chamam a isto requalificar? Destruir o pouco que é antigo e bom, não preservar, demolir para construir sedes de mais bancos, e bancos e mamarrachos?! Aprendam com Espanha, com a França e a sua Paris... Falta de vergonha na cara e de amor pela História de um país!
catarina p. Restaurante único naquele local que da dignidade a Lisboa
Jorge G. Evitar a destruição de Lisboa. Quando a moda turística acabar o que ficará?
António M. basta !
Pedro N. Indescritível a lógica de demolições que decorre no nosso país. Existe todo um património que se esvai sem que se construa uma memória material e imaterial.
JOSÉ G. Este imóvel e este restaurante fazem parte da história de Lisboa, portanto têm de ser preservados. Assim, a CML deverá anular o negócio com o Montepio Geral e o arrendamento manter-se.
ivone l. Contra o desmembramento de locais históricos e do património emocional e cultural deste país.
Jusminda G. Edificio emblematico da cidade de lisboa
elsa c. sem comentário....é o que temos :/
Ana S. Nao à demolição!!

Assinaram a petição
2.147 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição