Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição contra as restrições e discriminação no acesso à Prestação Social para a Inclusão (PSI), para Sua Excelência O Senhor Presidente da República; Sua Excelência O Senhor Presidente da Assembleia da República; Sua Excelência O Senhor Primeiro Ministro; Sua Excelência O Senhor Provedor de Justiça

Nome Comentário
José D. Não a discriminação .
Vera F. Também estou há espera desde 2020, só há um comentário VERGONHA,MÀ Fé das entidades competentes.
Cassandra d. Tenho epilepsia . não me dão emprego devido a isso
Maria S. Tive diagnóstico de cancro da mama aos 58 anos. Estou de baixa médica e só tenho direito no máximo, aos fim de 4 meses de baixa ,a 70º por cento da remuneraçáo. Vivo sozinha, tenho que pagar renda e não tenho direito a PSI. Com a idade a avançar cada vez é mais difícil. Term alguma logica , receber PSI até aos 55 anos ? Ainda tenho que trabalhar até aos 66 !!
Orlando S. Pedi a junta medica com 56 anos e já constatei que não vou ter direito a apoio nenhum.
Carmen P. Merecemos todos apoio,sem discriminação
Joaquim P. Plenamente de acordo. Exactamente por isto, tenho em curso Processo Judicial contra a Segurança Social (Estado). Conto 78 anos de idade, sou extremamente pobre e estou judicialmente declarado incapaz (84%) desde os 18 anos de idade.
Julio a. Doente oncologico com 85% de incapacidade o multioso 55anose 4 meses não tem direito. Obrigado
Orlando N. Tenho 54 anos, com uma incapacidade permanente de 89%, desde os 24 anos. Sempre a fazer descontos, até à data, seria justo que nesta altura, as pessoas com este tipo de problemas deveriam ter direito.
Sérgio J. Como alternativa a esta petição porque não trabalhar com o grupo parlamentar do BE (q publicamente anunciou proposta para as reformas de deficientes OE 2019) no sentido de se avançar com uma forma de majoração para as reformas antecipadas sem penalização a partir dos 55 anos. Deste modo as restrições e discriminação da PSI poderiam ser anuladas/minimizadas.
Fernanda G. Abolir as restrições.
António M. Simplesmente vergonhoso, lei que me quer deixar de fora, porque requeri o atestado médico multiusos depois dos 55 anos, mais 5 meses, apesar de ser doente oncológico desde 2014, devidamente atestado.
Maria L. É absolutamente discriminatório, basta ter sido passado o atestado com 56 anos para ão ter direiton, ao invés com 55 tem direito. Estou nessa situação
Mafalda S. Axo incrível, os mais pobres,(quem nunca teve uma oportunidade de trabalho) porque por muito que digam ainda a empresários que tem aversão a pessoas com limitações mentais (que é o casa da minha filha) nao lhes dando uma oportunidade no mercado de trabalho. A discriminação sim em Portugal. Os mais pobres vão ficar ainda mais pobres. Uma vergonha
Carlos M. O Decreto-Lei nº 126-A/2017 cria a Prestação Social para a Inclusão. Supostamente o espírito da lei devia proteger e apoiar com o complemento e a majoração. Por outras palavaras melhorar a condição de vida quotidiana, combater as desigualdades nas situações de pobreza, fomentar a participação social e laboral e contribuir para autonomização das pessoas com carências económicas adversas. No meu caso caso em particular tenho uma incapacidade física de 70%, derivado de um acidente que resultou na perda do membro superior esquerdo, requeri ao PSI e foi indeferido, pois alegadamente os Serviços da Segurança Social justificam que não tenho o direito a receber nenhuma majoração porque tenho uma pensão de invalidez de 269 euros. Quando destacam o aspecto essencial a carência ou insuficiência de recursos, não entendo como é feita a atribuição do PSI. Existem deficientes que auferem pensão de invalidez muito superior ao meu e tem direito ao PSI só porque tem mais percentagem de inacapacidade. Continuo a achar que a lei é injusta e discrimatório entre os próprios deficientes, em vez de combater a pobreza, cria mais desigualdades.
Maria D. Trabalhei 31 anos. Contribui para o meu país. 50 anos 60% 58 anos 85% doença progressiva é de nascença atestados multiuso. Idade agora 64 anos. Inclusão indeferido. Zero.Arrependida de ter trabalhado.Não estaria assim agora. Tenho vergonha
Maria s. Lamento ter preenchido através da segurança. Social para poder usufruir do psi, e a carta que recebi diz não ser aceite por ter mais de 55 anos. Mas infelizmente há 3anos que tive cancro mama tirei 1 peito, sou doente de chron e estas situações não escolhem idades. Tenho 1 incapacidade de 72por Cento. Como é possível não ter direito.
Isabel C. Não concordo com a idade a que se referem para a proposta ser indeferido. Pois não escolhemos a idade para a doença e incapacidade.
Carlos C. Fui descriminado na PSI por ter 70% e reformado por invalidez.
Eduardo m. Acho lamentavel coprar dinheiro,a quem não tem meios como pagar,desde bancos,etc

Assinaram a petição
1 620 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição