Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição “Arquitectura por Arquitectos”, para Exmº Senhor Presidente da Assembleia da República e Exmºs Senhores Deputados,

Nome Comentário
José S. Não sou arquiteto mas concordo plenamente
João F. Outra vez esta história... Irra! Força com isto.
Rui G. Apoio o saneamento e a erradicação definitiva dos interesses instalados do lobby dos engenheiros que põem os seus interesses à frente do interesse público.
Luiz M. A ARQUITETURA É COMO A MÚSICA! E, COMO NA MÚSICA, A GUITARRA É PARA OS TOCADORES, TAMBÉM A ARQUITETURA ´TEM DE SER PARA QUEM A SAIBA ARQUITETAR, PORQUE ESTUDOU E TREINOU PARA EXERCER ESSA ARTE MAIOR! O RESTO, SÃO TAMANCADAS DA VIDA DOS "TOPA A TUDO", QUE NUNCA FICARÃO NA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO.
Álvaro S. NADA TENHO A ACRESCENTAR O SEU A SEU DONO Álvaro MM Sousa
Jorge p. Arquitectura por arquitectos Legislaçao com honestidade Legislacao com honestidade Politica sem corrupção
MARIA R. Pelo direitos efetivos dos Arquitetos, verdadeiros e com a devida formação.
MANUEL P. Pela arquitetura de Arquitetos com formação.
Óscar C. Sou Engenheiro Técnico. O seu a seu dono.
ANGELINA C. Arquitetura deve ser feita por Arquitetos, com formação em Arquitetura.
MANUEL P. Arquitetura deve ser feita por Arquitetos com formação de Arquitetura.
RUI P. Direitos iguais para todos, sem casos excecionais ou injustamente beneficiados. Arquitetura por Arquitetos.
Sandra S. São profissões complementares e não "misturadas". Não deverá haver qualquer confusão quanto às competências de cada um. Cada qual ao seu.
Joana S. Cada macaco no seu galho
leonor t. Não faz qualquer sentido os Engenheiros poderem assinar os projectos de arquitectura é uma regressão no tempo.
manuel d. Arquitectura sempre. Fiquei pela pintura, mas como dizia Mestre Nadir Afonso...Pintor e arquitecto, nunca dou por terminado um quadro, se não estiver Matemàticamente perfeito.
Maria . Então se os engenheiros podem fazer o trabalho dos arquitetos para quê existir um curso de arquitetura? Que fazer com os já formados? Se calhar não era mal pensado também os arquitetos, assinarem os projetos de engenharia,hemnh?
Luís G. Subscrevo a petição porque, ao ser arquiteto e urbanista, ao ter o prazer e a honra de trabalhar, há muitos anos, com engenheiros competentes, sei que eles, naturalmente, não estão dotados de competências para os atos genuínos de arquitetura e são esses próprios, os engenheiros competentes e conscientes do que é fazer a genuína engenharia, que declaram não fazer sentido e ser um retrocesso repor os alegados direitos adquiridos de arquitetura por engenheiros. Se a oferta de serviços de arquitetura por arquitetos não era suficiente há décadas atrás, tal deixou de acontecer. O desenvolvimento faz-se avançando e deixando para trás aquilo que deixa de fazer sentido e atropela o desenvolvimento qualificado. Lamento que haja engenheiros que querem repor direitos adquiridos contrários ao desenvolvimento. Oxalá sejam poucos e é pena que, provavelmente, sejam engenheiros pouco competentes. É ainda mais lamentável que haja políticos que, consciente ou inconscientemente pactuam com o retrocesso pretendido. Apenas revelam que dão prioridade a interesses que são de alguns e lamentavelmente se sobrepõem ao desenvolvimento e qualificação do quadro de vida de todos.
Luís Á. Concordo com a Ordem dos Arquitetos
Catarino C. Lamentável termos de recorrer a esta ferramenta para decidir o óbvio, quem deve exercer esta atividade!. Senhores Deputados estamos 2017..!, na Comunidade Europeia, numa época de enormes exigências, inclusive a especialização profissional.

Assinaram a petição
14.869 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição