Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Revisão da Lei de Bases de Financiamento do Ensino Superior , para Assembleia da República Portuguesa

Nome Comentário
Francisco C. Muito sucesso
Jéssica C. O ensino deveria ser gratuito! Muitos são privados de estudar todos os anos devido à impossibilidade de pagamento. Vamos ajudar a igualar toda a gente independentemente do recheio da conta bancária.
Leonel C. Assino e subscrevo.
Diana C. A união faz a força! Que a frequência no ensino superior deixe de ser privilégio de alguns para ser o direito de todos!
catarina d. Para que se possa dar cumprimento ao Principio Constitucional do Direito à Educação e ao Dever de Formação e Direito à Formação da Função Pública
Jaime S. O valor actual das propinas é um autêntico roubo, pois os que pagam são a classe média e que já pagam impostos pesadíssimos, quem tem fortunas escolhe outras escolas ou até nem pagam porque vivem de rendimentos não declarados, portanto pagam d7as vezes pois é suposto que os impostos, taxas e outros expedientes serviriam para sustentar o interesse público também para os pagadores.
Sara B. No total, 3.000 e muitos euros por uma licenciatura, caso seja feita nos 3 anos correspondentes sem deixar cadeiras em atraso. Ridículo, um roubo!!
Frederico S. + de 1500 euros de incremento em 30 anos? IMPERDOÁVEL
Sofia P. É injusto estarmos a pagar por uma educacão que é necessária para entrar no mercado de trabalho com o fim de ter uma remuneração adequada para o desenvolvimento de uma vida nesta sociedade capitalista.
Catarina M. Muito bem meninas e meninos. Tudo como combinamos e combinamas. Rumo à propina e ao propino zero e zera <3
DASDA DASDASDA
Maria G. Porque o acessso ao conhecimento deve estar livre de obstáculos; desde logo, económicos!
Rita F. O valor da propina deveria ser nulo para os estudantes que não estudam na sua terra natal, vendo o seu orçamento mensal sendo muito superior aos que têm a possibilidade de estudar na sua zona de residência oficial
Paulo G. Totalmente de acordo, uma vez que a despesa para frequentar o ensino superior é bastante elevada
Ana . As propinas deveriam ser mais reduzidas para que mais estudantes possam ter acesso ao ensino superior. Além como aluna de artes todos os materiais têm um custo bastante elevado, o que facilitava se o custo das propinas fosse reduzido para haver uma maior margem de manobra para os materiais necessários.
Ana P. A formação e educação, numa sociedade que se quer democrática, livre e progressivamente evolutiva, é um direito de todo e qualquer cidadão. E, se queremos seguir no sentido da elevação da mente da população, o ensino superior é também um direito! Actualmente, porém, é cada vez mais elitista e uma questão de negócio, um "privilégio" de que muitos abdicam pelo peso que representa. Por estas, entre outras razões, de bom grado e livre vontade assino esta petição.
João F. Será justo um ensino superior gratuito para todos.
Alexandre . Educação sempre foi importante, sendo de extrema importância para um país saudável.
Guilherme P. Subscrevo integralmente.
Mónica F. É inadmissível os preços absurdos que os estudantes têm de pagar para frequentar o ensino público. Cada vez mais há a necessidade dos jovens terem que prosseguir os estudos se quiserem um futuro mais promissor mas essa missão muitas vezes é difícil senao impossivel pelo facto de estes não terem possibilidades financeiras para ingressarem no ensino superior. Se tivessemos um governo realmente preocupado com a educação e que soubesse gerir o dinheiro do estado e tivesse as prioridades bem assentes talvez isto fosse possivel.

Assinaram a petição
1.530 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição