Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: CONTRA A CRIAÇÃO DE MÉDICOS SEM ESPECIALIDADE E A PRECARIZAÇÃO NA SAÚDE; PELA DEFESA DA ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA, DAS CARREIRAS MÉDICAS E DA QUALIDADE DA SAÚDE NO PAÍS, para Ex.mo Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Marguerita P. Eu acho que esta petição é pertinente para a melhoria da especialização médica e da qualidade do SNS de Portugal. Todos os médicos têm o direito de ter uma especialidade médica e eu considero injusto haver médicos indiferenciados. Atualmente ainda existem especialidades e zonas carenciadas (por exemplo, MGF no interior de PT). O grande problema é que a limitação do acesso à especialização médica já foi implementado há alguns anos e não será fácil alterar o sistema. Caso isso não ocorra haverão sempre "médicos de 1ª" e "médicos de 2ª", dependendo da nota da PNS. Como em tudo na vida, aplica-se a lei do mais inteligente...
Carlos M. A saúde dos portugueses em risco
Ana M. Subscrevo esta petição porque defendo a necessidade de Portugal ter melhor saúde e mais qualificada.
João T. Esta situação é demasiado grave para não ser tida como prioritária. Os índices de trabalho de qualquer aluno aspirante a médico são altíssimos e tudo para uma competição para ver quem tira a nota mais alta e ter entrada no mundo da especialidade. Problema? Entre emigrantes que querem voltar a tentar, alunos que voltam a repetir o exame e ainda os do ano corrente o número de médicos que fica sem especialidade é assustador. Não pode nunca ser menosprezada esta situação como está a ser, está na no hora de agir!
Maria O. podem enviar este link a todas as associações de estudantes de medicina
Ana B. O não ter especialidade deve ser opcional e não uma consequência de não ter acesso às vagas para ingressar na especialidade.
Manuela M. Contra a PRECARIZAÇÃO.
Cláudia R. Vivemos de sacrifícios para obter uma boa média para entrar na Profissão que desejamos, passamos mais 6 anos a trabalhar arduamente para chegar ao final, e a esperança de quem quer ficar é a de um futuro incerto, onde a única certeza é que há sempre mais um exame, até se esgotarem as hipóteses, com cada vez mais médicos a virem do estrangeiro, cada vez mais estudantes a virem do estrangeiro e a boicotarem aqueles que se sacrificaram e querem ficar no próprio país. Ou abrem mais vagas para abranger todos, ou fecham as "fronteiras" aos que vêm de fora, fazendo-lhes um exame específico com vagas restritas só para estrangeiros.
Lyudmyla M. Não é falta de dinheiro para contratar mais profissionais. Há falta de médicos de todas as especializações em várias regiões de Portugal.
Cristina T. concordo plenamente
Luisa G. Nós precisamos de médicos com uma especialidade. Não andam a estudar imenso durante anos para dp n poderem seguir o que desejam
Augusto N. Médicos com formação especializada são uma garantia de qualidade no SNS .
godofredo p. apoio
Adelaide B. Em total acordo com a petição.Pela qualidade da saúde no meu país!
Luis M. Sendo aluno de Medicina é um assunto extremamente preocupante.
Leonilde O. Queremos um Serviço Nacional de Saúde com QUALIDADE. As Especialidades são fundamentais para avaliação diagnóstica e tratamento dos doentes.
Maria M. Preocupante,assim pode-se colocar no lugar de um médico um serralheiro,vai dar ao mesmo!Verifico que os médicos de família fazem muitos erros pq não são especializados!!Ainda querem mais?!!
António R. Um licenciado em Medicina não é um médico! Digo-o não por "corporativismo" mas para bem dos doentes e da sanidade mental dos médicos!
Iara F. Totalmente de acordo
Magno G. Médicos indiferenciados não.

Assinaram a petição
4.838 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição