Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, para Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência, Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Presidente da República

Nome Comentário
Ana T. Esta fusão n tem razão de existir. A única coisa em comum é o uso de radiação ionizaste. Não se pode pedir a um profissional q execute bem mil e uma coisas completamente diferentes e distintas. É o mesmo q os médicos exercerem todos as especialidades todas. Uma palhaçada. Estamos a trabalhar com vidas e n com presuntos. Tudo isto para que? Para aumentarem o desemprego????
Maria F. A Saúde Pública está em causa! Queremos saúde de qualidade para pobres e ricos!
Rui C. Por uma boa causa.
Paula F. Não se faz cortes quando se trata da nossa saúde.
rosa s. que país...!!!
Ana P. SIM a uma excelente formação profissional!
carla g. nao concordo com os moldes em que esta a ser feito, se la fora somos mais "apreciados" pelas nossas capacidades, será que se vão manter? nao acho! 2 anos comuns sim, mas depois cada um devia seguir a sua "especialidade", cada macaco no seu galho, sempr e aprendi assim! dewculpem a franqueza
Carminda C. Assinada e com todo o gosto.
Maria L. Diminuir a formação e competências, na altura em que a evolução tecnico- cientifica avança é um verdadeiro disparate. Acarretando prejuizo grave, quer para os profissionais quer para os beneficiarios destes serviços.
Isabel P. Contra a degradação da qualidade da formação dos especialistas. Temos dos melhores profissionais de Saúde, não os podemos deixar destruir.
Andreia D. Assino contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica.
Augusto S. A saúde está em primeiro; regredir neste campo é comprometer o futuro em vários aspetos.
João S. Para manter um ensino especializado, e para garantir a nossa reputação fora do país.
Domingos R. nao a fusão
Vitor P. Considero a fusão dos cursos de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica algo incorreto, dado que se vai assistir a uma redução do perfil de competências específicas para certas áreas das tecnologias da saúde à saída do curso. Essas competências específicas fazem falta quando os técnicos com formação Portuguesa precisam de se distinguir pela positiva dos restantes técnicos formados noutros países, em cursos com modelos semelhantes ao que querem impor (no caso, fusão de cardiopneumologia e neurofisiologia num curso único de fisiologia), e cuja formação não é tão adequada e rigorosa como aquela que temos vindo a ter em Portugal atualmente. Aliás, noutros países, tem-se até caminhado para um modelo semelhante ao Português, com aprofundamento teórico e prático dos conhecimentos e técnicas específicas para cada área. Por isso, estas novas mudanças que querem impor deveriam ser repensadas, por modo a não se estragar aquilo que de bom se tem feito no ensino das Tecnologias da Saúde em Portugal.
Soraia M. É um absurdo!
Paula A. Acho que esta ideia de juntar cursos não tem cabimento nenhum.. quais serão os profissionais do futuro?! serão profissionais competentes? Acho que sabemos qual é a resposta!!
António P. Asneiras atrás de asneiras, não sabem que a educação é o que mantém o nosso país em rumo...
Francisco L. Sendo Tecnico de Neurofisiologia estou contra a fusão de cursos na área das tecnologias da saúde já que esta implica uma enorme diminuição da qualidade do ensino nestas áreas profissionais.
Nuno L. Numa altura de profundos cortes na área da Saúde, o "know how" das equipas que estão no terreno faz a diferença. Pessoalmente como Técnico de Radioterapia acho no mínimo hilariante a ideia de fundir os cursos da área de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, pois independentemente do brilho que lhe possam dar tudo se resume a menos horas de formação. No caso da Radioterapia isso significaria uma redução do nível da formação, que é muito louvada internacionalmente, dificultando assim a manutenção dos mais elevados níveis de segurança e impedindo a inovação (afinal de contas é só preciso carregar num botão, para que é que é necessário conhecimentos de Física, Radiobiologia, Anatomia, Doses de Tolerância, Posicionamentos Estáveis (diferentes de acordo com patologias e com o doente), Psicologia, Braquiterapia, Matemática, Estatistica, Conhecimentos sobre todos os componentes de um Acelerador Linear, etc.). Nós estamos a falar de doentes (Pessoas), não de meros números numa folha de excel que alguém analisa às três pancadas.

Assinaram a petição
5 473 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição