Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, para Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência, Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Presidente da República

Nome Comentário
Roger A. Não há fusão!
Helder C. Contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica.
António S. Sinto-me bastante ofendido com o nosso governo, porque este não tem noção nenhuma do que está a tentar fazer com o fusão destes cursos.
Fabiana C. Acho que é impensável pensarem sequer em juntar o que quer que seja.....
Maria P. Não vejo o sentido de se substituir uma formação que foi desenvolvida desde a década de 80, solicitada pelos intervenientes na Saúde seguindo os protocolos de Bolonha por uma Formação feita a correr e sem respeito pelos profissionais existentes.
Patricia O. eu assino
estevao b. nao e benefico para os pacientes
José B. Comentários para quê? É um governo Português!!!
Paulo B. âo concordo com a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica
Antonio R. A especialização é a forma correcta de compreender e tratar um problema. Não à Fusão de Cursos.
Alexandre O. A prestação de Cuidados de Saúde não se compadece com uma formação não especializada.
Paulo N. Ao arrepio da tendência europeia q caminha no sentido de crescente especialização e diferenciação nestas duas áreas
Ricardo B. A fusão dos cursos só serve os interesses das escolas e de alguns professores que assim tentam melhorar o estatuto e servir mais "clientes". Senhores que já fizeram muito pelos nossos cursos no passado mas que agora só pensam no número de alunos necessários para poder abrir um curso ou mestrado! A fusão dos cursos significa: turmas gigantes, formação inespecifica, cursos centrados nos docentes e não nos alunos, profissionais ou doentes como nos querem fazer acreditar. Significa ainda menos carga horária em matérias que nos estamos a distinguir em Portugal e no estrangeiro pelo mérito daqueles que investiram nessas áreas. Se essas áreas têm procura, as escolas deveriam orientar os alunos, nao generalizar! O resultado da fusão será profissionais menos preparados, mais confundidos e menos autonomos no final da licenciatura... Terreno ideal para as escolas dizerem que "tirar um mestrado é uma mais valia" e no final do mestrado continua a ser um formado sem experiência e sem saída profissional o que a médio prazo também esgota e consome o próprio sistema de ensino!
Maria N. É triste descontarmos tanto nos dias de hoje e nem profissionais de saúde vamos ter em condições. Claro que isto só vai afetar os pobres porque os ricos , incluindo empregados de estado vão ter sempre acesso ao melhor.
António N. Apenas uma profissão!!
ana c. Apesar das dificuldades financeiras que o Estado português atravessa não se deverá cortar na qualidade da formação profissional dos técnicos de saúde, pois isso poderá acarretar custos superiores no futuro!
Ivo P. Como TDT acho ridícula tal decisão. Ter profissionais especializados e depois resolver fundi-los em profissionais de carácter geral é o que significa a frase "ANDAR DE CAVALO PARA BURRO"! A seguir vamos fazer o quê? Abolir as áreas especializadas da Medicina e formar todos os médicos em Medicina Geral e Familiar? Não fiquemos por aí! Vamos cancelar todas as disciplinas do Ensino Básico e substituí-las pelo antigo "Estudo do Meio"! A especialização É a forma correcta de agir, não o contrário! Precisamos de equipas multidisciplinares, com profissionais ESPECIALISTAS em diversas áreas! Não pode haver especialistas num mundo em que todos estudam o geral, à superfície!
Andreia J. Nao andei a especializar-me e a gastar cerca de 20.000€ para mais tarde ser inferior (na procura de um trabalho) aos restantes colegas que se formarao mais tarde. Claro que a qualidade destes novos colegas nao sera a mesma como a nossa! Sou contra!
Carla R. contra a fusão/ agregação de cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica
Albino C. Não quero que destruam a qualidade do ensino em áreas sensíveis como a saúde, não brinquem com a dor e sofrimento do nosso próximo, defendo a formação de bons técnicos nas suas áreas, na defesa de todos nós.

Assinaram a petição
5.467 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição