Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela classificação da casa-oficina do grande escultor António Soares dos Reis a Monumento de Interesse Nacional, para Direcção Geral do Património Cultural e Direcção Regional de Cultura do Norte

Nome Comentário
José S. Sou espanhol e tive a oportunidade de viver dois meses no Porto, onde conhecí a importante obra de Soares dos Reis. Acho muito interessante a rehabilitação da sua casa-oficina não só pelo valor artístico da obra do escultor, mas também pela singularidade arquitectónica do edifício. Cumprimentos.
Maria M. Estou plenamente de acordo
Jéssica S. É necessário valorizar o melhor da cultura e das artes em Portugal, por consequência devem ser criadas instituições e fundações, tendo como preteisto essa mesma valorização e reconhecimento.
josé p. vamos acreditar que desta vez o umbigo do Poder está mais pequeno!
José F. CONCORDO PLENAMENTE. VIVI AO LADO DESTA CASA DURANTE 20 ANOS E É LAMENTÁVEL O ABNADONO PELAS AUTORIDADES PÚBLICAS, PRINCIPALMENTE PELA C. M. DE GAIA
José M. As instituições ligadas ao património cultural têm que preservar a memória coletiva para o futuro. A casa-oficina do escultor Soares dos Reis não pode deixar de fazer parte do nosso património coletivo.
Manuel R. Vamos conseguir!
Luisa S. Não deixem acabar a nossa identidade, a nossa cultura, os nossos artistas.
Angela S. Pela Cultura!
Antonio F. É elementar e óbvio caro....
JOAQUIM S. Justo, oportuno e importante.
Edgar D. amut tony continua açim s2
Maria O. Por uma boa causa
Maria R. Para fazer o que precisa ser feito.....
Carlota C. Actualmente o património cultural construído tem sido interpretado, por parte do Estado, como mera fonte de rendimento, para não fugir à linha de pensamento mercantilista instituída. As decisões são tomadas para servir grupos poderosos cujo objectivo é o capital económico em detrimento do capital humano e social. Cabe a todos aqueles que estão fora dos circuitos de decisão tomar nas suas mãos a decisão. Essa decisão não deve esquecer o que está na base da protecção do património cultural que deve ser veículo para a compreensão, permanência e construção da identidade nacional e para a democratização da cultura (in n.º 1 do art. 1.º da Lei 107/2001 de 8 de Setembro - Lei de bases do património cultural). A história da Casa-Oficina Soares dos Reis é o espelho do desinteresse das diversas instituições envolvidas, mas é prova e testemunho de uma teimosia que ultrapassa o comum dos mortais. Se por um lado existiu sempre um grupo de interessados que não conseguiu reunir consensos, por outro, o material que constrói as paredes da casa de Soares dos Reis resistiu ao longo destes últimos 100 anos. Não será já isto um forte sinal de que algo tem de ser feito AGORA?
António G. Já há muito que precisava ser reconhecido.
Sérgio O. Apoio
Jorge O. é uma vergonha, construirem desordenadamente sem qualquer controlo, e depois a presevação e restuaro do que interessa não ser valorizado!
Ana A. Apoio inteiramente esta causa!
Ana B. O nosso património tem de ser tratado e conservado, para a posterioridade.

Assinaram a petição
207 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição