Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor de um Rendimento Básico Incondicional, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República , Exmas. Sras. Deputadas e Exmos. Srs. Deputados

Nome Comentário
Carlos F. Melhor distribuição da riqueza, melhora em tudo a dignidade humana.
Tiago G. Para que o RBI não seja o novo "zero"
Patricia P. É urgente tomar medidas. Milhares e milhares de pessoas vivem e / ou sempre viveram em condições extremamente precárias e a tendência é para piorar; além disso, milhões de cidadãos Portugueses não vão conseguir obter, sequer, uma reforma que lhes possa proporcionar um final de vida digno para quem, na grande maioria das vezes, ultrapassou as mais variadas situações desumanas. Os avanços tecnológicos podem servir de apoio em termos de rendimentos ao Estado, enquanto substituem e apoiam, em simultaneo, os meios humanos que já não têm força para lutar por uma vida plena de Direitos que raramente, ou nunca, foram respeitados.
Carlos C. Desempregado na pobreza, necessitamos disto.
Carla G. Numa sociedade onde a economia e o mercado estão em profunda transformação, surgem novas profissões e o conceito tradicional de "emprego" está em vias de extinção, este modelo permite-nos ir ao encontro de um novo paradigma de justiça social, de dignidade básica humana, de autêntica solidariedade e inteligência social e não apenas "caridadezinha", de liberdade individual para se trabalhar naquilo que é verdadeiramente a vocação e missão de vida de cada um, naquilo que faz falta ao mundo e à evolução da humanidade.
MARIA L. Completamente de acordo, MAS COM CONDIÇAO E COM BASE NO PODER DE ECONOMICO DE CADA INDIVIDUO.SE ESTE TIVER GRANDES FORTUNAS(RIQUEZAS),SÓ DEVE TER DIREITO QUANDO DEIXAR DE TER (ACABAR)ESSA RIQUEZA ECONOMICA.
Francisco T. Mais dia menos dia isto vai acontecer.
Carolina S. Yeah.
Alda S. Com o avanço tecnológico o Mercado trabalho tornou-se exclusivo, garante rendimentos permanentes e sustentáveis a um grupo cada vez mais reduzido de pessoas, quem está desempregado , raramente volta a encontrar um trabalho que vai ao encontro da sua realização profissional e pessoal ou a garantia da sua própria sustentabilidade no futuro, o que cria elevados níveis de ansiedade e inviabiliza a possibilidade de assumir compromissos, para alem de estar a criar uma bolsa de pessoas disponíveis e desesperadas que estão frequentemente sujeitas à exploração e humilhação por empresários sem escrúpulos e preconceitos, para além dos preconceitos sociais inerentes à exclusão social
Joao A. Espero que resulte
Álvaro M. Está mais do que na hora de se levar a sério estes assuntos e este é um dos mais evidentes e prioritários.
Nuno G. Sei o que é estar a RSI pela 2nda vez, sei o que é não ter trabalho e dinheiro e estar excluído socialmente da produção e consumo dos bens materiais e culturais, por essa razão e outras, sou a favor do RBI e penso que futuro será muito melhor para todos e para economia.
Maria Q. Um RBI requer uma contabilidade nacional analítica nas contas públicas, de modo a equilibrar os setores da economia que vão dispensar maior tributo para sustentar o RBI. Todos os subsídios atribuídos no âmbito social, não deveriam ser impeditivos de salário declarado, a fim de se eliminar a Economia Paralela. O clichet dos subsidiados é sempre: -"Ah, não posso trabalhar com descontos porque perco o SUBSÍDIO". Então, é hora da Administração Pública arrecadar receitas dos descontos salariais a fim de distribuir mais benefícios.
António R. Estou a favor de o rendimento Básico Incondicional .
Fernando L. Não podia estar mais de acordo.
Felisberto R. Um assunto a meditar com seriedade.
CARLOS F. Concordo
joao R. e muito necessário e útil para os portugueses!
Ana N. A melhor forma de acabar a miséria!
Gonçalo P. Penso que o RBI é, na actualidade, uma necessidade, inclusivamente para manter o sistema neo-liberal em que vivemos, pois para haver lucro, é preciso que haja quem compre, e se ninguem tiver dinheiro então não há lucro possivel, ergo a base da nossa economia internacional ruiria. Em suma, é precisamente por essa razão que penso que o RBI é uma necessidade.

Assinaram a petição
5.887 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição