Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: CONTRA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL TUTELADO EM ENFERMAGEM, para Ordem dos Enfermeiros, Ministério da Saúde

Nome Comentário
Iva E. O exercício profissional tutelado vai favorecer o Estado e as Identidades de saúde a obterem mão de obra barata senão a custo zero. A O.E. não vai conseguir campos de estágio para todos os alunos, neste momento já as escolas têm dificuldade em encontrar campos de estágio e põem os alunos a estagiar em creches, nem vai conseguir supervisionar os campos de estágio de forma a que os estagiários não sejam usados como mão de obra barata para colmatar as faltas que o nosso serviço de saúde tem a nível de enfermagem. Pergunto: será que a O.E. tem um acordo com o Ministério da Saúde? Se a O.E. acha que os alunos que saem dos cursos não tem capacidade para exercer porque não obriga as Escolas de Enfermagem a reformularem o curriculum? Obriguem as escolas a aumentar o nº de horas de estágio e campos de estágio. O 4º ano devia de ser uma preparação para a entrada na vida profissional e não uma perca de tempo com disciplinas teóricas que não tem qualquer interesse para a vida profissional.
Iryna S. Eu digo "Não a mão de obra barata"
Luiana n. Minha residência é 7949M92P8 não consigo preencher no campo acima ?
Maria T. CONTRA
Ana S. Acho totalmente injusto que ao final de 6 as pessoas que entraram num curso de medicina saiam com um mestrado e os enfermeiros com 5 anos e meio de estudos saiam apenas com a licenciatura
Manuel P. De momento o que me ocorre dizer, é que, estes sujeitos que pretendem estas alterações, numca foram e nunca serão enfermeiros, e não vivem nesta realidade profissional e social.
mirtilia m. é uma vergonha o que querem fazer mão obra barata
Inês C. Em vez disto, contratem enfermeiros. Precisamos de um futuro!
Telma A. Com a saude nao se brinca. tudo para quem cuida de nos.
Ana S. Pelo menos deixem-nos emigrar!
Maria A. Pelo dano que causará aos alunos e enfermeiros deste país.
joaquim m. é uma vergonha sem mais comentários!!!!!!!!!!!!
manuel c. concordo
Sílvia P. Penso que esta é uma causa maior, que envolve alunos, escolas e profissionais. Sendo o nosso curso muito prático, aproximadamente 50/50 no que respeita à proporcionalidade teórico-prática, EPT não só prejudica a realidade de empregabilidade da profissão e condições remuneratórias assim como desacredita as escolas em que cada um de nós se forma. Se querem um estágio profissional, que se aliem ás escolas, e façam realmente um investimento inteligente, e de qualidade.
Maria M. Já têm estágio suficiente no Curso, por isso não há necessidade de mais um ano.
Hermínia S. Os Enfermeiros saem preparados para exercer funçoes, A prova disso é a aceitação que eles tem no estrangeiro e tambem porque a licenciatura é de 4 anos com uma carga horária prática muito grande.
Maria A. Estamos a ser seriados por todos os lados, qualquer dia, só quem está ligado à politica (pide) é que pode exercer uma atividade decente.
João S. Contra a escravidão em Enfermagem!
Paulo B. Acho que o que o Estado pretende é ter enfermeiros de borla ou a custo muito reduzido o que é obviamente vergon
Manuel B. Ostentação da OE e atestado (nacional) de incompetência a TODOS os cursos de enfermagem ministrados em Portugal e em contra ponto com o reconhecimento internacional destes profissionais, quer na Europa quer no resto do Mundo e isto sem o aberrante e indefinido EPT. Servirá a quem?

Assinaram a petição
7.436 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição