Fim às descargas poluentes no rio Alviela

Para: Assembleia da República

Esta petição surge no âmbito de uma campanha de sensibilização relativamente à problemática das descargas poluentes no rio Alviela. Entendemos que um problema com estas características não pode ser tratado como um “problema local”, tem sim que ser tratado como um problema de todos, não descurando a preocupação com “o mundo” que estamos a deixar de herança às gerações vindouras.
As denúncias de descargas poluentes no rio Alviela (que desagua no rio Tejo) são constantes, bem como os alertas da comunicação social para este problema.
O serviço SEPNA, da GNR, já emitiu um comunicado no qual afirma que o colector da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Alcanena, por funcionamento fora dos requisitos técnicos normais, não permitia a entrada dos efluentes de origem industrial e doméstica, acabando os mesmos nas águas do rio.
É de conhecimento geral que os equipamentos construídos na década de 1980 estão obsoletos e que a qualidade da água do Alviela pode ser melhorada através de medidas concretas, concluindo e modernizando o sistema de tratamento de águas residuais de Alcanena.
Pretendemos que as obras de requalificação da ETAR de Alcanena sejam iniciadas e que este problema, que se arrasta há décadas, seja solucionado.

Esta petição foi criada em 10 abril 2014