Petição para implantação de estacionamento para motociclos no Cais do Sodré

Para: Câmara Municipal de Lisboa / EMEL

Vimos por este meio alertar a EMEL e a C.M.L. para a falta de estacionamento reservado a motociclos na zona do Cais do Sodré. Com o fim das obras de requalificação da Ribeira das Naus e do Cais do Sodré, o pouco estacionamento que existia para motociclos deixou de existir, sem terem sido devidamente acauteladas alternativas.

Entre a Praça do Município e o Mercado da Ribeira só existem 3 ou 4 lugares de estacionamento para motociclos na Rua dos Remolares, cuja circulação passou a ser exclusivamente reservada a cargas e descargas, impossibilitando assim o estacionamento.

A agravar esta situação, assim que as obras terminaram, a Policia Municipal começou a aplicar coimas aos motociclos que encontrou estacionados, um pouco por todo o lado, sem no entanto ser capaz de indicar zonas legais de estacionamento, remetendo eventuais reclamações e responsabilidade para a C.M.L.

Uma vez que esta se trata de uma área que para além da vertente turística e de comércio, possui serviços/escritórios e habitações residenciais, faz bastante falta uma zona de estacionamento reservada para motociclos.

A título de exemplo, existe uma “Telepizza” na Rua Bernardino Costa, que deixou de poder estacionar os motociclos dos estafetas à porta, tendo por isso passado a estacionar na Tv. Do Corpo Santo. À semelhança dos funcionários da Telepizza, mais de uma dezena de motociclos, cujos proprietários também trabalham e/ou residem na proximidade, passaram a fazer o mesmo.

Vimos por este meio pedir que a EMEL e/ou C.M.L. equacione urgentemente a implantação de um parque de estacionamento para motociclos, que possa servir quem aqui trabalha e reside, pois nem toda a gente que anda por esta zona é turista.

Em seguida segue uma lista de alguns dos cidadãos que subscrevem esta petição.

Esta petição foi criada em 20 Fevereiro 2017