Petição: Praia para todos!

Para: Assembleia da República

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República,

Nos últimos anos temos visto cada vez mais uma profunda preocupação por seres que são muitas vezes a única companhia de muita da nossa população, os animais.
Com o decorrer dos tempos e mudança de muitas mentalidades, estes são, hoje em dia, vistos como membros da família, respeitados e "mimados" de todas as maneiras possíveis e imaginárias durante o breve decorrer das suas vidas. Fazem companhia a miúdos e graúdos, animam os nossos dias e tal como as crianças privam-nos de muitos coisas. Para além da sensibilização que decorre frequentemente para a adopção e para o não abandono dos mesmos, caso que ocorre com frequência na época balnear, importa também sensibilizar toda a população para o facto de que deveria existir o direito de os animais puderem frequentar a nossa orla costeira sem qualquer tipo de privação.
Os animais merecem ter os mesmos direitos que qualquer outro ser.
Aproveito para relembrar que não são os animais que sujam as praias com lixo, nem são estes que destroem os passadiços, mas sim as pessoas!
Para mudar mentalidades e evitar também o abandono é necessário que a lei também mude e passe a dar direitos aqueles que não têm voz para falar.

Assim, esta petição tem como objetivo que os nossos animais possam frequentar as praias da costa portuguesa sem qualquer impedimento desde existam as seguintes condições:
- animais em perfeito estado de saúde,
- obrigatoriedade de acompanhamento do boletim de saúde e vacinação atualizado,
- uso obrigatório de trela,
- obrigação, por parte dos donos, das respectivas regras de higiene e segurança (ex.: limpeza dos resíduos deixados pelos animais e colocação nos respectivos contentores, etc.).

As praias não são só nossas, são de todos!

Esta petição foi criada em 10 Agosto 2018