Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Porto da Horta: Por uma auditoria técnica do LNEC ao projeto de execução do novo molhe

Para: Exma. Sra. Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Exma. Sra. Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Qualquer faialense se recorda de forma mais recente, ou longínqua, do porto da cidade da Horta ser um abrigo seguro e amigo de quem se aventurava pelo Atlântico.
Foi-nos prometido uma nova dimensão do nosso porto, mais seguro, capaz de receber cruzeiros e criar uma nova dimensão para a economia da cidade da Horta e da ilha do Faial, bem como um cais de passageiros com dignidade.

O resultado desta promessa foi uma desilusão. Sem dúvida apresenta um terminal de passageiros digno, contudo o novo cais não serve para cruzeiros e após as obras o porto, até então seguro, passou a ser motivo de insegurança no seu interior.

Hoje é fácil encontrar iates e barcos de recreio na baía do Porto-Pim e Lajinha para fugir à ondulação no interior do porto da Horta.

Sendo as Ilhas do Triângulo responsáveis por 446.764 passageiros, do total de 512.000 da Atlânticoline, merecíamos mais e melhor.

Apresenta, agora, o Governo Regional novas obras para o interior do porto da Horta, onde pretende gastar dezenas de milhões de euros que vão, segundo os projetos apresentados, diminuir a área do porto, não vão resolver a acostagem de cruzeiros nem garantir a segurança futura no interior do porto.
Estamos, assim, fartos de ser enganados e que o nosso porto esteja a ser destruído com experiências, sem qualquer resultado garantido.

Considerando todos estes fatores, pretendem os peticionários:

Que não se gaste mais dinheiro no porto da Horta, sem antes ser feita uma auditoria técnica, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, ao projeto de execução do novo molhe de passageiros e apontadas as soluções técnicas para que o cais de cruzeiros seja uma realidade e a segurança do interior do porto restabelecida.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
95 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.