Pólo de Saúde do Louriçal da UCSP Vale do Arunca

Para: Ministério da Saúde, ARS Centro, ACEs Pinhal Litoral

A população do Louriçal, no seu justo direito de reclamar um Serviço Nacional de Saúde público, digno e de qualidade, reivindica o reforço do número de recursos humanos que asseguram o funcionamento do pólo do Louriçal Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Vale do Arunca.
Devido à alegada falta destes recursos, a Unidade de Cuidados Personalizados de Saúde do Vale do Arunca tem vindo, progressivamente a degradar os serviços de saúde prestados aos utentes do Louriçal. Esta incapacidade da referida Unidade obriga os utentes a recorrerem aos hospitais com os consequentes custos e desconfortos acrescidos, nomeadamente para a população mais idosa.
Mais gravosa se torna a situação na medida em que este pólo do Louriçal é responsável por prestar assistência a mais de 4000 utentes.
A prevalência desta situação, subverte decisivamente a política de prestação de serviços de saúde de proximidade, que permitam aliviar os hospitais e, por conseguinte, melhorar os serviços que os mesmos prestam. Promoverá, também, a curto prazo, a reversão de todos os progressos alcançados até à actualidade, no que diz respeito à prestação de cuidados de saúde continuados, em que prevenção se estabelece como objectivo primordial.
Subsiste, ainda, na mente da população o cenário de um eventual fecho deste pólo, o que acarretaria consequências nefastas para a uma das maiores freguesias do concelho de Pombal.
Assim, os cidadãos e entidades abaixo-assinados exigem que os responsáveis esclareçam qual o futuro deste pólo de saúde e que tomem medidas urgentes com vista à correcção de uma situação que é insustentável e incompreensível.

Esta petição foi criada em 18 Agosto 2017