Pela reabilitação da ponte da ciclovia sobre a Ribeira do Almargem

Para: Presidente e Vereadores da Câmara Municipal de Tavira e autarcas das freguesias de Tavira e Conceição

Exmos. srs. vereadores e autarcas do município de Tavira,

nós, signatários desta petição, enquantos amantes de ciclismo, caminhada, e outras formas de recreação ecossustentável, enquanto utilizadores da ponte de madeira ou passadiço que foi construído(a) sobre a Ribeira do Almargem e que está integrada na via ciclável que ficou conhecida por “Ecovia do Algarve”, vimos por este meio solicitar a vossas excelências que tomassem as devidas diligências no sentido de proceder à reparação e/ou reabilitação da dita estrutura. É do conhecimento geral que por dia várias dezenas de utilizadores de viaturas de duas rodas sem motor e peões utilizam esta estrutura de forma a poderem movimentar-se entre as freguesias de Conceição de Tavira e a União de Freguesias de Tavira sem terem de correr o risco de usarem uma via rodoviária lotada e com segurança incipiente como constitui a Estrada Nacional 125. Além do mais, a Ecovia do Algarve foi proposta em 2004 pelo então presidente da edilidade tavirense com um projecto estruturante tendo em vista colocar o Algarve numa perspectiva do novo Turismo eco sustentável em contraponto com o mais que batido conceito do Algarve como destino de férias de Sol e Praia no Verão. É conhecido que a dita ponte foi encerrada devido à sua situação de visível rotura, sem no entanto, terem sido anunciadas quaisquer medidas relativas à sua reabilitação. Muitos ciclistas e caminhantes continuam, apesar disso, quotidiana e regularmente a recorrer à referida ponte sabendo no entanto que estão a cometer um risco para a sua integridade física porque a ponte, apesar de tudo, ainda não apresentar um grau de rotura tal que a torne impossível de ser transitada. Isto porque reconhecem que esse risco é inferior ao de usar a alternativa por demais conhecida a referida acima Estrada Nacional 125, principalmente no que no que toca aos peões, comportar elevados riscos para a sua integridade física.
  1. Actualização #2 Freguesia de residência

Criado em terça-feira, 22 de Maio de 2018

Este campo devia ter figurado desde o princípio. Serve para ter uma ideia da proveniência dos transeuntes da ponte.

2. Actualização #1 Acrescentar número de cartão de identificação

Criado em domingo, 20 de Maio de 2018

Quem quiser acrescentar o número do cartão de identificação ou o número de identificação fiscal, já o pode fazer. No entanto, a sua introdução é opcional.