Melhor Comunicação com e Participação dos Encarregados de Educação da Pré da Escola Teixeira de Pascoais

Para: Director da Escola Básica Teixeira de Pascoais

No dia 6 de Novembro de 2017, os pais/encarregados-de-educção (EE) do Jardim de Infância da Escola Teixeira de Pascoais foram informados de que, a partir desse mesmo dia, deixariam de poder acompanhar os filhos à porta das respetivas salas. Pela perplexidade e falta de aviso prévio dessa decisão unilateral, um grande número de pais/EE decidiu que deveria ser feita uma reunião com a coordenadora das Educadoras, diretor da Escola e representantes de cada sala. Nessa reunião, que aconteceu no dia 13/11, foi-nos explicado que essa medida era sobretudo uma forma de fomentar a autonomia das crianças, e que se iria manter.

Muitos de nós concordamos, no entanto, que essa autonomia acontece quando as crianças sentem segurança e que deve surgir de forma intrínseca. Além disso, pensamos ser benéfico que exista uma saudável comunicação entre JI e pais/EE com o objetivo primordial de assegurar o bem-estar das crianças. Em muitos momentos, sentimos que, desde essa tomada de decisão, essa comunicação/ligação entre famílias, Jardim de Infância e vida escolar das crianças tem sido insuficiente.

No dia 27/11, foi-nos enviado um documento que previa a visita dos pais nas últimas sextas-feiras do mês das 9h às 9h30 e em dia a combinar para fazer uma atividade na sala. Como estas medidas perfazem um total de 5 ou 6 vezes ao longo do ano, ou menos, dependendo da disponibilidade de alguns pais/EE, não ficámos satisfeitos, e esta insatisfação levou a que fosse dinamizada uma reunião, que aconteceu no dia 29/11 e em que estiveram presentes cerca de 40 pais das várias salas. Dessa reunião nasceu uma outra proposta, enviada no dia 30/11: podermos acompanhar os nossos filhos às salas nos últimos dias úteis de cada semana. No dia 04 de janeiro deste ano, recebemos a resposta: por múltiplos constrangimentos, não especificados, não poderia ser aceite.

Consideramos, em resumo, que seria benéfico para todos que os pais/EE pudessem entrar no corredor do JI, para ver os trabalhos expostos que as crianças tanto gostam de nos mostrar e ajudá-los, sempre que precisarem, a tirar os casacos, até ao dia em que decidirem que querem caminhar até à sala e/ou despir o casaco sozinhos.

Pelas razões referidas acima, os pais/EE das crianças do Jardim de Infância Teixeira de Pascoais abaixo-assinados, entendendo que esta medida veio promover a falta de comunicação entre a escola, pais e alunos. Pais que pretendem acompanhar a vida escolar dos seus filhos e consideram salutar a possibilidade de um contacto regular com educadora e auxiliares, pelo que pedem que volte a ser permitida a sua comparência junto da respetiva sala e educadora, no corredor e no período compreendido entre as 9:00 e as 9:15. Os pais/EE, por seu lado, comprometer-se-ão a respeitar o trabalho da equipa educativa, cumprindo o horário determinado e procurando limitar o tempo que permanecem no corredor.

Estamos disponíveis, sempre, para comunicar com o Jardim de Infância e, neste caso, para aferir da necessidade de reduzir o número de dias por semana em que os pais podem acompanhar os filhos às salas.
Atenciosamente,
Os pais/encarregados-de-educação identificados no abaixo-assinado