Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela recuperação urgente do Estado Actual de Indigência do Museu Dr. Joaquim Manso

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia de República, Exmo. Sr. Ministro da Cultura, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré,

Sendo um direito constitucional de cada cidadão a fruição e o acesso à Cultura, sendo uma obrigação do Estado central a preservação e defesa do nosso património, memória e identidade colectiva, a CDU Nazaré considera inaceitável a situação actual em que se encontra o Museu Dr. Joaquim Manso no Sítio da Nazaré.

O Museu já não tem condições mínimas para se manter aberto ao público durante o fim-de-semana, por diversas razões, privando os cidadãos desse direito inalienável, supra mencionado.

Por outro lado, todo o património que o edifício alberga, da mais preciosa valia para a preservação da nossa identidade local e construção da memória futura, está cada vez mais ameaçado pela degradação estrutural, demasiado evidente, de todo o edifício.

É lamentável e incompreensível, a todos os títulos, que o Museu Dr. Joaquim Manso se encontre num estado de tal indigência física, provocado pela falta de investimento público na área da Cultura. Perdendo-se a história, hipoteca-se o futuro. E isso não permitiremos!

A CDU, como até aqui, irá defender ainda mais acerrimamente a dignificação e valorização do Museu Dr. Joaquim Manso, pelas formas possíveis e necessárias, até à obtenção de resultados, porque o consideramos um património único e insubstituível no contexto histórico-cultural da Nazaré.

O encerramento do Museu Dr. Joaquim Manso aos fins-de-semana rapidamente resvalará para o seu encerramento definitivo. Inaceitável, tendo em conta também o discurso hegemónico apologético do turismo e quando o número de visitantes tem vindo a aumentar significativa e sistematicamente.

Esta, como tantas outras na área da Cultura, será uma batalha que a CDU Nazaré assume como prioritária. Por isso criamos esta petição, que visa a obtenção de apoios governamentais urgentes para a recuperação do edifício, sua manutenção, abertura nos horários habituais e obtenção de todas as condições inerentes ao normal funcionamento de um verdadeiro Museu.

Para além da intervenção institucional a vários níveis, é fundamental o apoio popular a esta causa. Logo, o seu apoio confirmado pela subscrição deste documento é de extrema importância para que se atinjam os objetivos acima expostos.


Qual a sua opinião?

Pela recuperação urgente do Estado Actual de Indigência do Museu Dr. Joaquim Manso, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia de República, Exmo. Sr. Ministro da Cultura, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, foi criada por: CDU Nazaré.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
159 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.