"Formação cívica" para os adolescentes

Para: Assembleia da República

O objetivo desta petição é levar, através de uma disciplina existente, aos nossos jovens os mais diversos conhecimentos na formação cívica de um jovem adulto recém licenciado ou saído de um 12.º ano.
Os jovens têm uma enorme lacuna de conhecimento importante no que diz respeito à politica, às leis do trabalho, à forma como funciona a segurança social e as finanças. Desta forma, quando envergam no mercado de trabalho ou começam a sua vida de "adulto", muitas das vezes são jovens que não estão preparados e que não têm conhecimento das mais diversas e importantes áreas, que deveria ser oferecido pelo estado.

Sugestões de tópicos a abordar na disciplina:

O que é o governo e como funciona o parlamento? De que forma são aprovadas as leis? Que poder tem o Presidente da República?

Como funciona o SNS (Sistema Nacional de Saúde)? Existem opções (Ex: sub-sistemas se saúde)?

Como funciona a segurança social? (Ex: abonos, tabelas de comparticipação)

Como funciona as finanças? (Ex: o que é e como fazer uma declaração de IRS, tabela de comparticipação)

Contratos de trabalho (Ex: o que são? de que forma podem ser feitos? que leis me defendem em caso de despedimento indevido?

Bancos (como funcionam? o que é um cheque?)

Estes são apenas tópicos que devem ser apenas uma breve base de trabalho e de recolha de atenção por parte de todos. Agradeço ajuda de quem se quiser juntar a esta importante iniciativa.