NÃO À MUNICIPALIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PELA EXCLUSIVA GESTÃO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, DO PESSOAL NÃO DOCENTE

Para: Assembleia da República

O Governo do PS tem vindo a defender a possibilidade de concretizar um modelo de municipalização da Escola Pública e de outras funções sociais do Estado, contrariando deste modo os princípios constitucionais da universalidade e gratuitidade do Ensino em Portugal.

Este, como outros modelos de municipalização, que governos anteriores do PS e do PSD/CDS, tentaram concretizar, põe em causa a Escola Pública, como um todo, porque se constitui como um instrumento de desagregação da mesma, agravando a degradação da qualidade dos serviços prestados e as condições de trabalho dos docentes e não docentes.

Os processos de municipalização anteriormente encetados, com base nos Decretos Lei nºs 144/2008, de 28 de Julho e 75/2008, de 22 de Abril, vieram transferir a responsabilidade do Estado para as autarquias locais, em matéria de financiamento da educação e do ensino públicos, de selecção e recrutamento dos trabalhadores não docentes.

Com isto, foram abertas as portas a sistemas arbitrários e pouco transparentes, aumentou o clientelismo, a insegurança no trabalho e a desmotivação pelo sistemático recurso à flexibilidade funcional.

A universalidade da Escola Pública e os elevados níveis de qualidade que a mesma deve desenvolver, só serão alcançáveis se a municipalização não for concretizada, mesmo através de um novo modelo; se os modelos ainda em vigor forem revogados; e se a gestão do pessoal não docente for garantida em exclusivo pelo Ministério da Educação.

Os cidadãos e as cidadãs abaixo-assinados, solicitam assim à Assembleia da República:

1. A revogação dos Decretos-Lei nº144/2008 de 28 de Julho e nº75/2008, de 22 de Abril e do Decreto-Lei nº30/2015, de 12 de Fevereiro;

2. A aprovação de legislação que impeça a concretização de todo e qualquer processo de municipalização da educação e do Ensino e da Escola Pública;

3. A consagração da exclusiva gestão e vinculação de todo o pessoal não docente dos estabelecimentos de educação e ensino da Rede Pública, ao Ministério da Educação e da cessação de todos os processos de mobilidade em curso, resultantes das situações de transferência ou delegação de competências nas autarquias locais, ainda em curso.

Esta petição foi criada em 19 julho 2016