Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Falta de Segurança nas escolas do concelho de Odivelas

Para: Exmo. Sr. Presidente da Republica Portuguesa, Exmo. Sr. Procurador da Republica Portuguesa, Exmo. Sr. Ministro da Educação, Exma. Sra. Ministra da Justiça, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Exmos. Srs. Presidentes da Juntas de Freguesias do Concelho de Odivelas, Exmos. Srs. Diretores dos Agrupamento das Escolas do Concelho de Odivelas.

Os Abaixo-Assinados, familiares de alunos das escolas do concelho de Odivelas, vem por este meio solicitar que sejam corrigidos alguns problemas que tem ocorrido no recinto da Escola D. Dinis, Pombais, Odivelas.

Tal como já foi por diversas vezes referenciado na comunicação social e nas redes sociais (Telejornal da TVI, CM TV e Correio da Manha), tem existido vários casos de agressões, roubos, bulliyng e intimidação no interior e no exterior da Escola.

Exigimos que sejam tomadas as medidas necessárias com a máxima urgência, pois estas situações advêm da falta de funcionários, bem como da falta de formação dos mesmos, para poderem lidar com estas situações.

Temos conhecimento que a autarquia local afirma que a escola possui o número de funcionários de acordo com o rácio de alunos, contudo para o rácio também são contabilizados funcionários de baixa, atestado ou acidentes de trabalho.

Verifica-se que o patrulhamento efetuado pela “escola segura” é insuficiente, atendo ao número de escolas presentes no concelho de Odivelas. Temos conhecimentos que os meios ao dispor da polícia são escassos, e muitos deles encontra-se avariados, não permitido que os agentes efectuem o seu trabalho nas devidas condições.

Existe actualmente um grupo de jovens que por diversas vezes se encontram à entrada das escolas do concelho, intimidando, assaltando e agredindo os nossos filhos.

O intuito deste nosso abaixo-assinado é dar a conhecer a quem de direitos os problemas presentes neste concelho, que até à presente data têm sido camuflados pelas entidades competentes.
Como tal sugerimos:

- A contratação de mais funcionários com a devida formação, atendendo a que existe a possibilidade da criação de protocolos entre a Câmara Municipal de Odivelas e o centro de emprego;


- Meios para que a “escola segura” possa actuar nas escolas do Concelho de Odivelas;


- Videovigilância caso não existam recursos humanos suficientes para manter a segurança dentro recinto escolar, atendendo que este sistema irá beneficiar tanto os alunos como os funcionários e o corpo docente da escola.


Atendendo que a Autarquia local publicita a atribuição de manuais escolares gratuitos no 1º Ciclo, e o fornecimento de alimentação a crianças carenciadas, solicitamos também a colaboração dos mesmos para segurança das nossas crianças.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
147 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.