Para: RTP e todos os artistas e participantes do Festival da Canção e Eurovisão 2019

Apelamos à RTP, e todos os potenciais cantores participantes ou participantes do Festival da Canção e Eurovisão, a não participar ou envolver-se de qualquer maneira no concurso Eurovisão 2019, devido ao facto de se realizar em Israel.

Porquê isto é importante?
Enquanto Israel continua com a sua ocupação da Palestina, e oprime os Palestinianos através de políticas de Apartheid, de roubo de terras e de violência brutal; enquanto manifestantes palestinianos desarmados são baleados e mortos pelas forças de ocupação israelita; e enquanto artistas Palestinianos são continuamente oprimidos pelo estado de Israel, Portugal não deve enviar os seus artistas a atuarem nesse país.

Em vez disso, Portugal deveria atender ao apelo dos Palestinianos para boicotar esta competição como um acto de solidariedade – um chamamento para todos os participantes da Eurovisão, para todas as personalidades da RTP a se unirem junto connosco a um boicote a Israel até que o mesmo comece a cumprir as leis internacionais.

O apelo Palestiniano a um boicote cultural: Em 2005, mais de 200 organizações compostas por cidadãos civis palestinianos efetuaram um pedido para um boicote académico e cultural de Israel, baseado no boicote efetuado na altura do Apartheid que ocorreu na África do Sul. Desde então milhares de artistas e personalidades por todo o mundo ouviram este apelo e se juntaram à lista de boicote que cresce diariamente. Diversos artistas recusam-se a atuar em Israel entre outros países que apoiam Israel, recusam-se a atuar com parceiros e instituições que apoiam este país, usam a bandeira de Palestina e falam publicamente sobre a opressão que ocorre diariamente. Personalidades como Roger Waters, Jon Stewart, Penelope Cruz, Cristiano Ronaldo, Eric Cantona, Coldplay, Lupe Fiasco, Whoopi Goldberg, Selena Gomez, Rob Schneider, Gigi Hadid, Morgan Freeman, Zayn Malik e muitos outros juntaram-se também a esta causa.

Esta petição é parte de uma campanha a nível global, que tem vindo a angariar muitos apoiantes, no boicote à Eurovisão em Israel. A palavra boicote surgiu da luta contra o colonialismo, em apoio dos oprimidos e contra injustiças, tal como Palestina luta pela sua liberdade hoje. Enviar os concorrentes portugueses para um festival que se realiza em Israel será trair todas as lutas contra opressões que se têm feito no nosso país e nos demais. Portugal precisa de ficar no lado certo da história ficando do lado das pessoas Palestinianas na sua luta por liberdade, justiça, igualdade e uma verdadeira paz.

Por tudo isto apelamos à RTP, e todos os potenciais cantores participantes e envolvidos, a não participar ou envolver-se de qualquer maneira no concurso Eurovisão 2019, devido ao facto de se realizar em Israel.

Apelo para Portugal boicotar a Eurovisão 2019 em Israel - Contra os Crimes de guerra, para RTP e todos os artistas e participantes do Festival da Canção e Eurovisão 2019 foi criada por: BDS Portugal.
Esta petição foi criada em 23 Junho 2018