Pelo Estabelecimento de uma Carreira de Autocarro no Parque Colombo

Para: Ex. Senhor Presidente do Conselho de Administração da Carris; Ex. Senhor Primeiro-Ministro; Ex. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Ex.ª Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa;

1. Considerando que a Carris assumiu com os seus passageiros não apenas o compromisso de “assegurar o serviço a toda a população da cidade de Lisboa, garantindo a existência de uma paragem a uma distância aceitável e contribuindo para a articulação intermodal” como também o compromisso de “permitir a acessibilidade de clientes com mobilidade condicionada, implementando as medidas necessárias”;

2. Considerando que, no seu extenso conjunto de obrigações, a Carris anunciou que “pretende melhorar continuamente a qualidade do serviço prestado, de modo a satisfazer as necessidades e responder às expectativas dos seus clientes”;

3. Considerando que, ao recolher 4221 votos, o projecto de Melhoria da Mobilidade na Avenida Cidade de Praga foi um dos vencedores da edição de 2015 do Orçamento Participativo (OP) da Câmara Municipal de Lisboa (CML);

4. Considerando que, na sequência desse OP, foi promovida a Requalificação da Avenida Cidade de Praga, que incluiu o estabelecimento de dois resguardos laterais, um em cada sentido daquele arruamento, exclusivamente dedicados à paragem de autocarros;

5. Considerando que, apesar de terem sido executados no decorrer do Verão de 2017, esses resguardos laterais permanecem desde então totalmente inutilizados, sem que tenha sido instalado qualquer abrigo de passageiros ou poste de paragem;

6. Considerando que, apesar de ter sido concluída há cerca de duas décadas, a importante urbanização do Parque Colombo permanece totalmente desprovida de quaisquer meios de transportes públicos;

7. Considerando que a distância mínima a percorrer para alcançar a paragem de autocarros mais próxima dessa urbanização se aproxima dos 400 metros, o que torna praticamente impossível o acesso dos Passageiros de Mobilidade Reduzida (PMR) aos transportes públicos;

8. Considerando que é facilmente possível introduzir um pequeno desvio no trajecto de uma das carreiras de autocarro já existentes nessa zona da cidade para que a urbanização do Parque Colombo seja pela primeira vez servida por transportes públicos;

9. Considerando que, precisamente por ser pequeno, esse desvio pode ser perfeitamente assegurado pelos autocarros já escalados na actualidade para essa carreira, dispensando-se assim o recurso a quaisquer veículos adicionais;

Os cidadãos abaixo-assinados exigem:
Que sejam imediatamente iniciados os procedimentos necessários para o estabelecimento de uma carreira de autocarro no Parque Colombo.

Esta petição foi criada em 25 outubro 2018