Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PODER VOTAR AOS 16 ANOS

Para: Presidente da Assembleia da República

Conforme é público, foi recentemente aprovada no Parlamento uma lei que permite aos jovens, a partir dos 16 anos, por iniciativa própria e sem relatório médico que o suporte, alterar o género no Cartão de Cidadão.

Em condições normais, a medida é de grande valia para quem se sinta aprisionado num corpo que não é o seu.

Por outro lado, a mesma medida exige uma presença de espírito, capacidade de auto-análise, reflexão e maturidade muito grandes, características que atualmente não são garantidas para exercer o direito de voto.

Quem tem essas características, indispensáveis para fazer a referida mudança de género, deve pelo mesmo raciocínio poder votar !!!

Votar é um direito consagrado na Constituição Portuguesa, mas vetado pela Lei Eleitoral que estipula os 18 anos comoidade mínima.

Assim, e consentâneamente com o atrás exposto, vêm pela presente os signatários requerer a alteração da Lei Eleitoral por forma a que os cidadãos possam passar a exercer o sue direito de voto a partir dos 16 anos, como acontece na Áustria, de forma automática, com registo nos cadernos eleitorais a partir dos 15 anos.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.