Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Scotturb vai dar uma curva! - Fim dos abusos!

Para: Secretário de Estado das Obras Públicas Transportes e Comunicações; Presidente do IMTT; Presidente da Câmara Municipal de Cascais; Presidente do Conselho de Administração da Scotturb

ABAIXO ASSINADO

Exmos Senhores
- Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
- Presidente do Instituto de Mobilidade dos Transportes Terrestres
- Presidente do Conselho de Administração da Scotturb-transportes urbanos
- Presidente da Câmara Municipal de Cascais
Nós, abaixo assinados, utentes da transportadora Scotturb, que serve o concelho de Cascais, considerando:
O incumprimento consecutivo de horários; O incumprimento do dever da informação (atentado ao direito da informação); O incumprimento e atentados vários ao direito à mobilidade; Os atentados à integridade física (sendo que o número de acidentados dentro das camionetas é considerável ); Os atentados à integridade psicológica e ao direito à dignidade; Inexistência de formação adequada a funcionários que trabalhem com o público ( vários casos de má criação prepotência arrogância e maldade), solicitamos que leiam atentamente a breve descrição do grande problema :
Horários
Os autocarros atrasam-se, adiantam-se e nem chegam a saír, sem que sejam dadas justificações, informações ou asseguradas quaisquer alternativas.
Os horários impressos têm letras e algarismos minúsculos, acrescidos de diversas alíneas tornando-os num todo ilegível; Não vem neles inscrita a hora de passagem.
Os horários foram drásticamente reduzidos, apesar do aumento considerável dos preços, como por exemplo no caso de Areia-Cascais, via Bicuda, a redução de nove(!) autocarros só ao fim de semana.
Vejamos o caso do Hospital de Cascais:
Aos domingos, das 8h15 às 11h10 (durante 3horas!!) não é servido por qualquer autocarro; este destino é servido por dois autocarros, 417 e 462, com destinos prévios e que apenas fazem um desvio para o Hospital, obrigando os utentes a realizar percursos longos e desnecessários, percorrendo mais quilómetros, gastando mais tempo e dinheiro.
Bilhetes (bilhética)
Os bilhetes pré comprados são de várias letras e servem diferentes zonas, A, B, C, D... sendo que um B não são dois A um C não são dois B, etc. Isto é: um passageiro que se desloque a uma zona B, ainda que tenha dois bilhetes A, não pode usá-los, pois se a zona é B, o bilhete só pode ser o B ou, claro, o bilhete único dentro do autocarro... O que quer dizer: cada pessoa é obrigada a comprar bilhetes de todas as letras se quer dar uma volta pelo concelho, sendo que se os for comprar ao guichet Scotturb comprará de cada letra o mínimo de oito viagens, pois é segredo bem guardado o facto de existirem bilhetes pre comprados de duas viagens, não nos guichets onde os funcionários estão proibidos de dar esta informação, mas em papelarias,quiosques,tabacarias...
Linhas zonas e passes
As linhas subdividem de tal forma o território que, para ir para um sítio próximo, se têm que fazer grandes viagens. Exemplo: Se quer ir ao Hospital de Cascais, e more na Malveira, ou não more próximo do percurso dos dois autocarros que servem este destino, tem que viajar até Cascais e depois de Cascais até ao Hospital, sendo que pagará todas as viagens envolvidas. Ainda que tenha passe só lhe servirá para uma linha portanto pagará a outra viagem.
Este procedimento encarece extraordináriamente todas as deslocações para além de que desperdiça tempo e polui o dobro.Consideramos que se trata de atentados ao direito à mobilidade.
Paragens
Muitas das paragens não têm abrigos nem horários; algumas são práticamente dentro da estrada,incorrendo os itentes em risco de atropelamento; No caso da Areia, a Scotturb insiste em ignorar o abrigo ali construído pelos moradores, portanto, ainda que chova a cântaros, a camioneta acelera, se não estiver o utente naquele sítio estipulado por eles, que é mesmo ali, mas à chuva.
No caso do Hospital de Cascais é mais grave pois envolve muita gente. Apesar de existir ali uma infraestrutura com vários abrigos , a Scotturb resolveu concentrar todo o seu serviço num, gerando a confusão e o caos e obrigando as pessoas a espalhar-se pelos passeios, às vezes doentes, ao sol e à chuva, só porque a scotturb quer e, pelos vistos, pode e, estranhamente, manda.
Falta de segurança
Muitos motoristas não esperam que as pessoas se sentem ou saiam em segurança, pelo contrário parecem fazer questão de acelerar o que dá num ror de gente com braços ao peito, equimoses, pisaduras, torcidelas...deixando nos utentes sensações de injustiça menoridade e impotência, sentimentos de tristeza e revolta , e uma ideia geral de que não são gente para quem as governa.
E por tudo isto requeremos a Vossas Excelências:
Senhor Secretário de Estado das Obras Públicas Transportes e Comunicações: Que seja sensível ao nosso pedido e dê atenção a este caso , pressione o I M T T para que cumpra o disposto na lei, fiscalizando esta empresa e tomando as medidas necessárias para que seja repostas ordem justiça e lei.
Senhor Presidente do IMTT: Que cumpra o disposto nas missões atribuidas pelo decreto lei 147/2007 a 27 de Abril, investigando em profundidade os procedimentos desta empresa concessionada por sua Excia, e puna, exemplarmente e como lhe é possivel, anulando o contrato que ela nunca cumpriu e nem dá o mais ínfimo sinal de tencionar vir a cumprir. E ainda que tome as medidas necessárias para que a próxima empresa concessionada seja desde o inicio fiscalizada .
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais: Que se informe, investigue e estude este problema, e envolva consulte e informe os utentes; Maus transportes públicos são causadores de prejuízos económicos, sociais e ambientais para o concelho.
Senhor Presidente do Conselho de Administração da Scotturb: Que cumpra o contratado e que compreenda que uma tal situação não pode durar para sempre .
Em plena crise económica e ambiental, o transporte público é uma mais valia essencial e Cascais não pode ficar de fora desta realidade. São milhares os cidadãos envolvidos, muitos deles eleitores, seus munícipes, e pedimos-lhe: tome este caso em mãos e pressione a tudo e a todos com perseverança, até que se faça justiça e ordem onde existe caos e tirania.



Qual a sua opinião?

Petição Scotturb vai dar uma curva! - Fim dos abusos!, para Secretário de Estado das Obras Públicas Transportes e Comunicações; Presidente do IMTT; Presidente da Câmara Municipal de Cascais; Presidente do Conselho de Administração da Scotturb foi criada por: Grupo de cidadãos utentes da Scotturb.
Esta petição foi criada em 15 Julho 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
263 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.