Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Despoluição do Rio Cávado - Salvar o Cávado!

Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Drº Eduardo Ferro Rodrigues,

Despoluição do Rio Cávado – Salvar o Cávado!

O Cávado, rio português, nasce na Serra do Larouco, Concelho de Montalegre, atravessa 2 distritos – Vila Real e Braga – e 9 concelhos – Montalegre, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Amares, Póvoa do Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende -, num total de 135 Km, desagua no Oceano Atlântico no Concelho de Esposende. O Cávado tem 7 afluentes – Cabril, Caldo, Homem, Labriosca, Rabagão, Saltadouro e Tamel – e uma bacia hidrográfica com uma área de 1600 Km2.

O Cávado pelas suas características é um recurso natural de grande importância para uma vasta região, a sua beleza paisagística, a sua riqueza hidrográfica e ambiental comportam condições para potencializar diversas áreas sociais, económicas, culturais e desportivas.

O Cávado pelas suas 8 barragens permite um aproveitamento hidroeléctrico, fornece água a uma extensa população, pela sua beleza tem um grande potencial turístico para a região, permite diversas actividades: balneares, pesca, desportos fluviais, o variado património ribeirinho permite recuperar tradições, o seu complexo ecossistema tem um enorme valor ambiental. Estas são algumas potencialidades do Cávado que urge recuperar e dinamizar.

Nas últimas décadas, o Cávado foi sujeito a vários e sistemáticos atentados ambientais, fruto, em grande parte, da implantação da indústria têxtil na região, sem o necessário ordenamento industrial, alicerçado na ideia que o crescimento económico se sobrepõe a quaisquer outros interesses, caminho que o tempo se encarregou de demonstrar que estava errado. Acresce, ainda, a inoperância e desresponsabilização das diversas entidades competentes, apesar de várias denúncias, e a ineficaz/inexistente fiscalização que permitiu comportamentos criminosos dos poluidores, prejudicando um recurso natural que a todos pertence.

A poluição do Cávado é o seu principal problema, está na origem do desperdiçar das potencialidades, afectou gravemente o seu ecossistema e “roubou” o rio à população. Contudo, a poluição do Cávado não é uma inevitabilidade, nem tampouco um processo irreversível, os signatários desta petição pública exigem das entidades competentes que: iniciem um processo de despoluição do Cávado envolvendo os Municípios por ele banhado e a comunidade; implementem medidas de vigilância e fiscalização identificando e inibindo os poluidores; invistam no Cávado permitindo o respeito e protecção da sua biodiversidade devolvendo-o à população.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
307 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.