Salvar O rio Mau

Para: Assembleia da República

Existe uma freguesia á beira Douro plantada pela qual corre também um rio fantástico, cheio de levadas e quedas de água, a freguesia de Rio Mau, Concelho de Penafiel. Mas estas águas, outrora límpidas onde se nadava sem preocupações, são agora vitimas de um aterro sanitário que nunca deveria ter sido implantado perto de curso de água. Este aterro, administrado pela Ambisousa foi inaugurado em 27 de Julho de 1999 e já deveria ter encerrado mas apesar das reclamações continua a laborar,acredita-se que muito acima da cota, e a efetuar descargas que deixam o rio Mau e os solos contaminados, não só porque as lagoas transbordam mas porque existem tubos direcionados ao rio que efetuam descargas diariamente. Entre outras irregularidades que se poderão enquadrar em crime ambiental. O resultado das descargas, quando chove, vê-se a olho nu. Mas, apesar das denúncias, queixas e a própria licença atual ( Renovação da Licença de Exploração nº 3/2006/INR) tenha previsto o encerramento deste aterro em 2015 o aterro continua a laborar.
Pretendemos angariar as 4000 assinaturas necessárias para que este assunto seja levado á apreciação da Assembleia da República.

Junte-se a nós e assine esta petição, por Rio Mau, pelo rio Mau e para que os nossos filhos e netos possam usufruir das levadas tranquilos tal como nós fizemos na nossa infância. Para que quem visita o ri Mau o faça em segurança, para que as freguesias vizinhas deixem de ser também afetadas.
Assine agora e passe a palavra, partilhe com a sua família e amigos.
Vamos salvar o rio Mau.