Salvar O rio Mau

Para: Assembleia da República

Exm.º Sr. Presidente da Assembleia da República,

Existe uma freguesia á beira Douro plantada pela qual corre também um rio fantástico, cheio de levadas e quedas de água, a freguesia de Rio Mau, Concelho de Penafiel. Mas estas águas, outrora límpidas onde se nadava sem preocupações, são agora vitimas de um aterro sanitário que nunca deveria ter sido implantado perto de curso de água. Este aterro, administrado pela Ambisousa foi inaugurado em 27 de Julho de 1999 e já deveria ter encerrado há 9 anos mas, apesar das reclamações, continua a laborar, acredita-se que muito acima da cota, e a efetuar descargas que deixam o rio Mau (afluente do Douro) e os solos contaminados. Entre outras irregularidades que se poderão enquadrar em crime ambiental. O resultado das descargas, quando chove, vê-se a olho nu. Mas, apesar das denúncias, queixas e a própria licença atual ( Renovação da Licença de Exploração nº 3/2006/INR) tenha previsto o encerramento deste aterro em 2015 o aterro continua a laborar.
Pretendemos angariar as 4000 assinaturas necessárias para que este assunto seja levado á apreciação da Assembleia da República.

Quem assina esta petição fá-lo por Rio Mau, pelo rio Mau e para que os nossos filhos e netos possam usufruir das levadas tranquilos tal como nós fizemos na nossa infância. Para que quem visita o rio Mau o faça em segurança, para que as freguesias vizinhas deixem de ser também afetadas.
Os abaixo assinados pretendem que seja cumprido o acordo de rotatividade acordado pelos Municipios que usam este aterro para a recolha do seu lixo e encerrem o aterro de Rio mau Penafiel, substituindo-o por aterro em Paredes (tal como previsto). Pretendemos ainda que o local do aterro seja reabilitado.
Vamos salvar o rio Mau.

Esta petição foi criada em 08 novembro 2018