Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

SOS Plásticos Faial

Para: Direção Regional do Ambiente e Direção Geral dos Assuntos do Mar - Governo Regional

Apesar das recentes intervenções no CENTRO DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS DO FAIAL, o problema dos plásticos descobertos ainda persiste no nosso aterro, não obstante a existência de um quadro legal para a sua contenção e os substanciais investimentos aí realizados.

Ao mesmo tempo que a parte mais recente do aterro foi selada em obras recentes, estas abriram e/ou deixaram expostas as vertentes de velhas células, viradas para o mar, a Norte. Estas montanhas de lixo compactado e gravilha estão a ser rapidamente erodidas, resultando em toneladas de plásticos expostos à sua superfície deixados ao sabor dos elementos e em risco de serem arrastados pelas encostas acabando no oceano.

Considerando que a aproximação do Inverno e consequente deterioração das condições meteorológicas irá certamente tornar a situação ainda mais difícil de resolver e aumentar consideravelmente a quantidade de plásticos e lixo nocivo arrastados para o oceano, com severas consequências sobre o ecossistema marinho.

Considerando também que a economia do Faial depende fortemente do turismo, que por sua vez, se baseia na qualidade do nosso meio ambiente.

Vimos por este meio exigir aos poderes locais, e em particular à Direção Regional do Ambiente e à Direção Geral dos Assuntos do Mar, uma vez que, de acordo com a Câmara Municipal da Horta, assumiram a responsabilidade de selar os aterros e requalificar a área envolvente, que tomem medidas imediatas, para garantir que:

Todos os resíduos se encontram devidamente cobertos e impermeabilizados antes da chegada do inverno e os resíduos plásticos não são mais espalhados pelo vento, poluindo a faixa costeira adjacente e o nosso mar.


Qual a sua opinião?

SOS Plásticos Faial, para Direção Regional do Ambiente e Direção Geral dos Assuntos do Mar - Governo Regional foi criada por: No more plastic bags for the Azores.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
211 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.