Reduzir os impostos sobre os combustíveis

Para: Assembleia da República, Presidente da República, Primeiro Ministro, Governo

Objectivo: redução do Imposto Sobre produtos Petrolíferos.

Em relação ao 3º trimestre deste ano (2018), eis alguns factos:

O Imposto Sobre os produtos Petrolíferos (ISP) custa 56 cêntimos por litro na gasolina simples e 34 cêntimos no gasóleo.
A Contribuição para o Serviço Rodoviário é de 9 cêntimos por litro na gasolina e 11 cêntimos por litro no gasóleo.
A Taxa de Carbono custa 1,6 cêntimos por litro na gasolina e 1,7 cêntimos no gasóleo.
E não vamos esquecer do IVA que é de 23%. É que o IVA é aplicado sobre o preço base do combustível mas também sobre todos os impostos referidos acima e outros que não referi. OS IMPOSTOS TÊM IMPOSTOS POR CIMA!

Com isto, o que eu quero salientar é: se os combustíveis fossem livres de impostos o preço da gasolina simples seria 47,6 cêntimos por litro e o preço do gasóleo seria 48,4 cêntimos por litro.

O meu objectivo não é propor que os combustíveis fossem livres de impostos. Mas, visto que os mesmos são tão elevados, uma redução considerável do ISP não é algo inconcebível.

Uma redução do ISP:
- evitaria que os portugueses fossem abastecer a Espanha;
- aumentaria o poder de compra dos cidadãos;
- baixaria os preços dos transportes;
- melhoraria a economia nacional, uma vez que os combustíveis são indispensáveis a algumas indústrias. Com combustíveis mais baratos, os produtos e serviços dessas indústrias seriam mais baratos tanto a nível nacional como também internacional.

Portugal tem dos combustíveis mais caros do mundo.
Pensem sobre isso.
Assinem.
Partilhem com os vossos familiares,amigos e conhecidos.

Obrigado pela atenção e um bom dia para todos.

11 de Novembro de 2018