Contra a venda de terrenos da Quercus no Tejo Internacional a uma zona de caça

Para: Direção Nacional da associação Quercus

Nota prévia:
O Conselho Fiscal da Quercus - ANCN deliberou ontem, dia 10 de novembro, por unanimidade, solicitar a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a alienação ou não dos terrenos adquiridos com donativos de cidadãos e cidadãs, de empresas, de ONG europeias, bem como de fundos públicos (Estado Português e União Europeia). É uma primeira vitória de todos/as que assinaram esta Petição, mas não estamos satisfeitos: importa continuar a exigir que a Direção Nacional da Quercus - ANCN retire a proposta de venda dos terrenos, já que não existem quaisquer razões para se ponderar a venda deste património inalienável.

À Direção Nacional da associação Quercus

É já do conhecimento público que a atual Direção Nacional da Quercus se prepara para vender a uma ZONA DE CAÇA quase 180 hectares (cerca de 31 hectares dos quais em compropriedade) de terrenos no Tejo Internacional que foram adquiridos nas décadas de 1980 e 1990, para fins exclusivos de CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Os terrenos foram adquiridos com fundos comunitários, donativos de centenas de cidadãos nacionais e estrangeiros e de organizações não governamentais de ambiente europeias. A venda dos terrenos à ZONA DE CAÇA é uma abominável traição a todos quantos acreditaram na idoneidade da Quercus e depositaram na associação toda a confiança para gerir o seu dinheiro em prol da CONSERVAÇÃO DA NATUREZA e não da CAÇA. A dignidade não deveria estar à venda!
Os terrenos em causa albergam cerca de 2.450 metros de frente de rio (Tejo e seus afluentes), matagal mediterrânico e escarpas onde nidificam/nidificaram (habitat de nidificação potencial) espécies com estatuto de conservação desfavorável, como a Águia de Bonelli Aquila fasciata (estatuto de conservação em Portugal: Em perigo), Abutre do Egipto Neophron percnopterus (estatuto de conservação em Portugal: Em perigo), Cegonha-preta Ciconia nigra (estatuto de conservação em Portugal: Vulnerável), Grifo Gyps fulvus (estatuto de conservação em Portugal: Quase ameaçado), Bufo-real Bubo bubo (estatuto de conservação em Portugal: Quase ameaçado) e Corvo Corvus corax (estatuto de conservação em Portugal: Quase ameaçado).
Os subscritores desta petição sentem-se escandalizados com a situação e deixam aqui manifesto o quão inaceitável será a alienação dos terrenos a favor de uma ZONA DE CAÇA pelo que pedem aos atuais dirigentes da Quercus para alterarem esta sua decisão a bem da conservação da natureza e em prol da manutenção da confiança dos cidadãos no trabalho das associações de defesa do ambiente.

Algumas ligações com artigos sobre esta Petição:

1. Actualização #1 Eleições Quercus - Impedir a venda dos terrenos

Criado em sábado, 16 de Março de 2019

Caros/as amigos/as, É já no próximo dia 30 de março, pelas 14 horas, em Coimbra, que se vão realizar as eleições para os órgãos sociais da Quercus. Comunica-se aos interessados/as que foi já apresentada a lista de associadas e associados que garante que os terrenos da Quercus no Tejo Internacional não serão vendidos a uma zona de caça ou a quem quer que seja. Chegou a altura de todos os associados e associadas verificarem se têm as quotas do ano de 2018 pagas e de mobilizar toda a gente para a Assembleia Geral. Só assim se libertará a Quercus de comportamentos eticamente reprováveis e da falta de transparência que tem caraterizado a atuação dos atuais membros da Direção Nacional. Visite o sítio eletrónico https://recuperarquercus.wordpress.com/voto-por-correspondencia/ para saber como pode exercer o seu direito de voto. O movimento ambientalista precisa se si!

Esta petição foi criada em 05 Novembro 2018
2.101 Pessoas