Não queremos o nosso PR e PM na posse de Jair Bolsonaro

Para: Todos os portugueses

Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República Federativa do Brasil no passado dia 28 de outubro. A eleição foi livre e decorreu dentro das regras dos regimes democráticos. Quanto a isso nós, democratas portugueses, nada temos a opor.

No entanto, como é do conhecimento geral, o o presidente eleito prima pelas suas convicções anti-democráticas, entre as quais se incluem o elogio da ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985, a apologia da tortura, o segregacionismo e o desprezo votado aos direitos humanos universais.

Todas estas posições foram repudiadas pela generalidade da sociedade portuguesa, com raras exceções. Contam-se pelos dedos os apoios que as declarações públicas de Jair Bolsonaro angariaram em Portugal, passando por todos os atores do nosso espectro político, da direita à esquerda.

As nossas mais altas figuras de Estado serão inevitavelmente convidadas para a sua tomada de posse, a 1 de janeiro de 2019. Não é de nosso entendimento que Portugal deva colocar em causa a legitimidade do ato eleitoral, mas pensamos que deve enviar uma forte mensagem a Jair Bolsonaro. Não vamos pactuar com atropelos ao Estado de Direito e ameaças veladas (ou nem tanto) à democracia brasileira.

Assim, rogamos ao nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao nosso Primeiro-Ministro, António Costa, que declinem o convite que lhes for endereçado. É uma forma simbólica, mas significativa, de mostrar o nosso desacordo com o rumo que Jair Bolsonaro pretende para um país com o qual mantemos laços indeléveis. Sugerimos que Portugal se faça representar pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ou outra figura de estado de hierarquia semelhante.

Esta petição foi criada em 02 Novembro 2018