Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Diminuição da carga horaria escolar a nivel nacional!

Para: Ministerio da Educação

Este é um tema que deveria ser da total preocupação e atenção quando se debate sobre a Educação em Portugal, o que não se tem verificado ultimamente. É algo que, para além de preocupante, torna-se também vergonhoso, visto que os nossos pais pagam elevados impostos todo o ano para, posteriormente, incrementar este mesmo dinheiro em “prisões”, quando deveria ser investido na verdadeira educação e no futuro de cada um de nós.

Considero ser mais do que um direito, reclamar aquele que é o nosso tempo, e que nos está a ser roubado por uma carga horária escolar completamente absurda.

Segundo os estudos realizados pela Eurydice, Portugal é um dos Países com mais carga horária da União Europeia, porém isso não justifica que os resultados escolares sejam melhores.

Então do que nos serve aquela meia hora a mais na sala de aula em que estamos de 5 em 5 minutos a perguntar as horas, ansiosos pela hora do toque completamente saturados e cansados de “engolir matéria”? De que serve perdermos aquele final de tarde, aquele pôr-do-sol, só para estarmos mais uma vez trancados dentro de uma sala para mais uma aula monótona já sem motivação e energia nenhuma?
Do que serve tamanha carga horária, se não é capaz de influenciar nos nossos resultados pela positiva. Deveriam investir na qualidade não na quantidade.

E como podemos ter nós uma boa qualidade de aprendizagem se estamos constantemente a ser “bombardeados” de matéria até à exaustão, também somos humanos não ""engolidores de matéria”” e assim sendo, estamos condicionados por fatores biológicos.

“Não é bom a longo prazo para o cérebro, para o ser humano, estar sempre a trabalhar muito. O cérebro precisa de descansar”

Afirma Jari Lavonen, um especialista Finlandês em educação da Universidade de Helsínquia numa recente visita a Portugal.

A questão que se coloca é: Até que ponto é possível estarmos atentos, empenhados e sobre tudo interessados numa aula?

Coloquei esta questão a muitos dos meus colegas e ninguém me respondeu 90 minutos, e como se 90 minutos já não fosse um absurdo ainda temos que “sobreviver” aquelas que são de 135 minutos!
Do que vale tanto tempo de aula se apenas conseguimos aproveitar 60% dela ou nem isso? O que nos leva à nossa primeira exigência:

1- Ter um período de aula de no máximo 60 minutos

Não seria de melhor proveito se pudéssemos reter quase 100% da matéria durante os 60 min? Ou será melhor continuar com as aulas de 90 min e o rendimento ser muito menor?



Esta opinião não é apenas apreciada por mim e pelos meus colegas, em 2015 Filinto Lima, vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamento e Escolas Públicas e diretor de um agrupamento de escolas de Vila Nova de Gaia, afirmou:

“É preciso diminuir o tempo letivo de 90 para 50 minutos. Estar numa sala de aula a ouvir alguns professores durante 90 minutos é uma seca. Até para nós é dose ”

Já o nosso Ex-ministro da Educação David Justino Afirmou:

“Nunca tive grandes dúvidas de que ninguém consegue controlar uma turma de 25 alunos, durante uma hora e meia. A capacidade de concentração é reduzida”

Outro absurdo na Educação em Portugal é o facto de os alunos estarem sujeitos a um horário de 10 HORAS! Naqueles que são os “dias inteiros”.
Como é que é possível considerarem tal coisa legal!? Estamos a falar de crianças e jovens que possuem uma carga horaria superior ao horário de trabalho de um adulto!
Fazendo as contas:

Tendo em conta que um dia tem 24H, e o estudante dorme cerca de 9H sobra-lhe apenas 15 horas acordado. Dessas 15H, 10H são passadas na escola. Agora só temos 5h! Subtraímos-lhe 1H da viagem até casa, menos 1H para ajudar os pais nas tarefas e finalmente tiramos algum tempo para estudar e rever toda a matéria que “engolimos” todo o dia até que a nossa mãe nos interrompa para irmos jantar, tomar banho… e quando nos dá-mos de conta já temos que preparar a mochila para o próximo dia de escola.
Resumindo, 0 Horas e 0 minutos é o equivalente aquele que é o nosso tempo livre.
E que qualidade de estudo é que podemos ter depois de um dia exaustivo de 10H de aulas! Exigimos também que estes dias acabem!

2- Abolição dos Dias inteiros e a organização de um horário escolar para apenas de manhã ou de tarde.

O dia do teste aproxima-se, a pressão aumenta, o tempo escassa e mais uma vez falhámos às expectativas dos nossos pais, professores e até mesmo às nossas próprias expectativas … Esta é uma situação que se torna cada vez mais comum entre os alunos e que nos faz sentir cada vez mais desmotivados em relação à escola. Mas a solução para tudo isto é bem simples.

Diminuição da carga horária escolar –> Maior qualidade de estudo –> Maior aproveitamento das aulas –> Alunos mais felizes e motivados –> Diminuição da indisciplina –> Diminuição do insucesso escolar –> Um melhor futuro para o País



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.